domingo, 23 de outubro de 2011

Mulher bonita?

Como se afirma que uma mulher é bonita? Quais são esses critérios? O formato do rosto? Do corpo? A textura da pele? A maciez dos cabelos? Aliás, como devem ser  esses cabelos? Lisos, por conta de uma prancha profissionalíssima, ou naturais, como vieram ao mundo, com toda a liberdade de sua forma seja a que for?
Mulher bonita... quem é esta mulher bonita? Onde a encontramos? Atrás de roupas e acessórios de grife? Atrás dos disfarces do tempo que são as plásticas, tintas e botox?
Como chegamos ao século vinte e um julgando que ainda temos que corresponder às expectativas físicas da sociedade que nos leva a compras compulsivas e a dividir as nossas companheiras de sexo em as que se cuidam (porque vivem nesse frisson de corresponder ao estabelecido pelos meios de consumo) e as "largadas" que quase são vistas como seres sem amor próprio, mal amadas, desgotosas e coisa e tal?
Daí, que ( não sei se porque aderi, passei a observar) sinto-me feliz com o número cada vez maior de mulheres que estão atravessando esta fronteira corajosamente: encontro-as com mais frequência na rua a exibirem seu estilos com leveza e tranquilidade. Não me parecem aflitas, envergonhadas, fora de compasso ou inseguras. Pelo contrário. Exibem-se bonitas mulheres dirigindo suas vidas e querendo viver, cada vez mais, engajadas no processo de tornarem-se seres humanos plenos e conscientes. Felizes, por que não?

6 comentários:

  1. Oi!
    Vou te chamar de Dodoca, tá?
    Vim para te agradecer a visita e conhecer este blog muito legal que você está começando a escrever. Gostei muito da temática, pricipalmente sobre o universo feminino.
    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Será ótimo ser chamada de Dodoca (era o apelido da minha mãe quando criança)! Vou me sentir acarinhada, obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa tarde!
    Posso te chamar de Dodoca também?!
    Primeiramente obrigada pela visita.
    Gostei do seu Blog :)
    Muito interessante e inteligente esse texto...
    Pra pensar mesmo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Clau, que ótimo que vc tenha vindo!!! Claro que pode chamar de Dodoca: sinto-me, além de acarinhada, envaidecida).
    Obrigada pelos elogios ao texto.
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Que bom que vim...porque adorei!
    Gostei muito dos seus textos, sinceros, despretensiosos, escritos pra quem quer uma leitura leve, que fala do dia a dia, sem chilique, sem querer parecer o que não é...
    Especialmente esse, que fala sobre seguir ou não seguir os ditames das modas todas pra ser considerada uma mulher bonita...complicado isso, eu bem sei, pois só agora, depois dos 40 comecei a me considerar bonita pra mim mesma, sem precisar de ninguém pra me dizer isso...

    Sucesso pro blog que você começou muitíssimo bem, e sucesso pra você!

    Muito prazer
    Sou Renata Boechat

    ResponderExcluir
  6. Oi, Renata,
    que comentário bacana vc fez! Fiquei muito feliz, diria até emocionada, com seus elogios aos meus textos. Obrigada, mesmo, gentil demais!
    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir

Muito obrigada por participar do meu blog com o seu comentário.
Bjssssssssssssssssssssssss