quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nem tudo o que reluz é ouro!

Temos que ter uma certa malícia, um olhar meio descrente, um "será mesmo verdade?" permeando o nosso dia a dia e as nossas relações. Penso que sim.
Não é de cara ou de peito aberto que devemos abraçar idéias, seguir projetos, afirmar ditos que não presenciamos (e sequer paramos para pensar sobre). Corremos o risco de mergulhar na leviandade.
Há uns bons anos atrás, assisti a uma peça teatral de Pirandello: ASSIM É SE LHE PARECE que discorre muito bem sobre o que escrevo. Vamos tirando conclusões, deduções e fazemos afirmações definitivas e, ás vezes, nos indignamos com coisas que são frutos exclusivos do nosso julgamento precipitado. Exemplifico: recebi um e-mail estes dias, que trazia um abaixo-assinado (ao qual eu deveria colocar o meu nome - que prezo muito e que trato com muito carinho pois é a minha única riqueza e o bem mais valioso que possuo, é o que tenho de meu com orgulho e faço questão de mantê-lo intocado).
Bem, o dito abaixo-assinado era, supostamente, veementemente, delirantemente, contra um filme de nome Corpus Christi que exibia um Jesus Cristo homossexual que se relacionava intimamente com seus doze apóstolos. Surpresos? Também fiquei, não pela sexualidade dos envolvidos que não tenho nada a ver com isto, como não tenho nada a ver com a sexualidade de quem quer que seja. Fiquei surpresa porque com um tema deste, com toda a certeza, toda a imprensa e a mídia em geral estaria em polvorosa. Mas não vira nem ouvira falar sobre nada disto. Era, de fato, uma surpresa.
Então, antes de por o meu nomito naquele abaixo-assinado (já abarrotado com mais de três centenas de nomes), recorri ao...Mr Google! Lancei o nome do filme e... todas as informações batiam num único dado: o filme era um grande BOATO! Jamais fora feito, portanto jamais seria lançado! Para quem se enviava o abaixo-assinado? Para ninguém, além dos seus amigos e para um e-mail (que era recomendado quando se atingisse a marca de 500 assinaturas) que resultava em inválido quando testado!
O infeliz e-mail era, como se diz, mais uma lenda da internet. Portanto, não acredite em tudo o que vê ou lê. Desconfie. Ponha um pouco do seu cérebro para trabalhar, mesmo que a sua agenda esteja super lotada, mesmo que quem tenha enviado pra você seja responsável, seja seu amigo, seja confiável (ele também pode estar cometendo o mesmo engano: confiando sem pensar porque a vida dele é muito corrida, não dá tempo).
Então, se não dá tempo pra certificações, não faça, duvide, desconfie, não entre de peito aberto. Aguarde. Porque nem tudo o que reluz é ouro!

6 comentários:

  1. Bom dia amiga

    peço desculpas, pois de fato a coisa do tal concurso lá no EternosPrazeres ficou mal entendida sim: é pra mandar uma frase, contando de uma receita sua de Natal com o zazeite...(eu consertei lá, tá vendo: nem tudo que reluz é ouro, obrigada pela sua dúvida, que me fez acordar pro erro

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dodoca!
    Esses boatos da internet às vezes até reluzem mesmo...e se espalham com uma velocidade absurda.
    Sou muito desconfiada com essas coisas e vivo pesquisando sobre certos assuntos,que não passam de farsas.Recebo cada email maluco;alguns contendo também abaixo-assinado.
    Mas tem um site ótimo que me ajuda bastante a desvendar os boatos que circulam na net.Quando ficar desconfiada,ou em dúvida sobre um tema que está vagando na web,dá uma espiada nesse site:
    www.quatrocantos.com/lendas
    Tô sempre desvendando algo quando entro lá.
    Ah,mudando de assunto:
    Com relação aos blogs que não aparecem as atualizações,já aconteceu (e acontece) comigo.
    Ás vezes dá certo,se vc for novamente na configuração da lista de blogs e clicar em remover (nos blogs que não atualizam).Depois adicione-os de novo.Costuma dar certo.Atualmente apenas 1 blog não está atualizando na minha lista.
    Nossa!!Escrevi muito hoje!rsrs
    Bjs!!
    Tenha um bom dia!!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Renata,
    Não precisa se desculpar, eu podia não ter entendido mesmo, né? Sabe como é, o tempo passa e fico mais lentinha! rsssssssssss
    Bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Clau!
    Puxa, foi nesse site mesmo que me prendi mais a fundo, achei muito bom!
    A dica é ótima, vou tentar, obrigadaaaa!
    Bjsssssssssssss, quérida!
    P.S.: Não escreveu muito não, não pra mim que adoro uma prosa, esqueceu? rssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. ótimo alerta!!!!!!!!!!!!! Quantos e-mails a gente recebe onde basta passar adiante para ajudar alguma causa ou pessoa!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Isto aí, Leci!
    E a questão é: aquele pedido de ajuda é real? Qual o real motivo disto?
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir

Muito obrigada por participar do meu blog com o seu comentário.
Bjssssssssssssssssssssssss