quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Não sei se isto ou se aquilo

       Ó, dúvida cruel! O que fazer? Isto ou aquilo? Vou ou fico? Agarro ou largo? Grito ou calo? Que coisa louca que é não saber o que fazer! Vale a intuição? Vale a justificativa do "mas eu gosto desse jeito!"? Não sei, não sabemos, penso. Cada um vai dizer que julga correto do seu modo, do seu ponto de vista, do seu agrado, do seu querer.
      Vou deixar de elocubrações. A questão que me corrói é: estou certa em responder aos meus amigos virtuais (que comentam aqui no Brechique) no próprio blog? Mesmo que sempre os esteja visitando e fazendo os meus comentários sobre as suas postagens?
    É que passeando pelos blogs cheguei a um (que, diga-se de passagem, gosto bastante e até já recomendei no Facebook) onde a autora diz não voltar aos blogs que comenta para ver se tem resposta e que até duvidava que alguém o fizesse. Pois bem, eu faço! Eu volto aos blogs onde pus algum comentário e, além de ler e curtir o que lá foi postado, na maioria das vezes vejo se tem alguma respostinha. Realmente, quase nunca tem. Mas sei porquê: a maioria tem muitos seguidores e comentários. Eu não, tenho poucos, sigo poucos, daí que posso ter o prazer de ler, reler, observar, aprender. Penso. Creio. Estou errada? Também posso estar.
     Nos comentários à postagem desse blog, há um que diz que a pessoa que responde no próprio blog deve se julgar o sol, pois acredita que todos voltarão ao seu blog para ler a resposta. Ih! Fiquei mal, fiquei malzona! Serei eu assim? Terei essa vaidade enorme e corrosiva? Julgo-me a tal e coisa e tal? Nem tinha passado isto pelo meu cerebrozinho vivido. Pensei apenas, quando comecei neste mundo virtual, que seria indelicado da minha parte não dizer nada a quem tinha lido minhas abobrinhas, dedicado seu precioso tempo às minhas impressões e deixado lá uma opinião, um elogio, um incentivo, um ombro amigo. Ir lá no blog do outro e responder lá? Era isto que eu devia fazer? Mas aí, quem chegasse  logo depois, não saberia que teria meu carinho e atenção caso comentasse algo. Até porque, além da resposta que ponho na minha postagem, SEMPRE vou ao blog de quem comentou e retribuo.
     Daí que, desde que li esta postagem e os comentários à mesma (e quase nenhum concorda com o que faço), estou neste impasse: respondo ou não? Faço ou não faço? Sou Sol ou Lua? Pretensão ou atenção? Falo ou silencio? Reparto ou guardo, só para mim? Ó, dúvida cruel! 

       Cléa Siqueira

16 comentários:

  1. Clèa,
    quando iniciei na blogosfera tbém fazia como vc e respondia os comentários em meu blog e visitava os das pessoas.Até que foi ficando impossível continuar esta Atenção; sim, eu considero uma atenção, uma delicadeza tal prática, pois o tempo foi ficando cada vez mais corrido e assim tive que optar: ou responder no meu blog ou comentar no de cada um.Escolhi a 2ª opção, porém sentida com a situação.
    Considero toda expressão de gentileza válida e querida em qualquer situação.
    Deixe falar teu coração!
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deixar falar meu coração, querida Calu, vou continuar respondendo, pelo menos enquanto der, né não? Vo fazendo do meu jeito e ajeitando o jeito.
      Bjsssss, quérida!

      Excluir
  2. Cléa querida, faço as minhas palavras a da Calu, se vc for ao inicio do meu blog, verá que antes eu tinha mais tempo, respondia a todas. Quem me vê falando isso: Quando eu tinha tempo, pode pensar que é pretensão minha, mas não é, te garanto que não. Com o tempo vc vai adquirindo mais seguidores, e sendo assim vc tem que encontrar tempo para visitá-los e para fazer uma visita sem ler,não prestar atenção no que vc está lendo só pra dizer que passou por la não acho válido. Vai chegar um dia que vc como todas nós não terá tempo para responder a todas como realmente gostariamos, mas vai chegar um tempo também que estas mesmas pessoas não terão mais tempo de retornar ao seu blog para ver se vc deixou alguma resposta. E como tudo se refere a tempo, dê tempo ao tempo, e faça o que vc tiver vontade de acordo com sua necessidade e claro "tempo". E não, voce não é pretensão, vc é totalmente atenção, por que senão esse post não teria nem sido publicado por vc. Atenção e preocupação com seus leitores e seguidores vc tem de sobra querida, faça o que tiver vontade, e como diz a Calu o que seu coração manda, isso é o que vale a pena. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poi é, Josy querida, como falei lá na postagem, entendo que quem tem mais seguidores tenha esta dificuldade e nem julgo que ninguém tem obrigação de responder aos meus comentários. Mas fico feliz quando acontece, portanto acredito que outros tb fiqem.
      Como disse à Calu, vou continuar fazendo do meu jeito enquanto der, né não?
      Bjsss, quérida!

      Excluir
  3. Oi Cléa, olha nem vou falar muito porq também tenho a mesma opnião que as meninas acima. Quando criei meu blog respondia no blog das pessoas mas percebi que não fazia sentido pois não se referia ao post,então passei a responder no meu mesmo.Eu sempre volto para ver se tem resposta nos coméntarios que fasso e quando não tem entendo que nem todos tem o tempo que tenho. Fique tranquila e não se culpe,você é um doce de pessoa.
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri querida,
      Doce é vc! Pois é como penso: responder lá no blog sobre algo que foi posto cá, ainda não faz sentido pra mim! Mas, seguindo a sugestão das três moçoilas, vou fazendo o que der.
      Bjsssssssss, quérida!

      Excluir
  4. "Ser ou não ser? " hehehe....
    Alô amiga... tô voltando aos poucos e... podes cre que eu sempre volto aos blogs por onde ando, tanto para ler os demais comentários como para ver se tem alguma resposta! ahahaha.... só que eu ainda não respondo aos comentários do meu blog pq sou por demais preguiçosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leci querida, quanta saudade!
    Oba!!! Quer dizer que não estou sozinha nesta de voltar pra, além de ler as novidades, ver se tem uma respostinha??? Muuito bom saber disto!
    Bjssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cléa!
    Quando vejo alguém que responde os comentários,acho o máximo.
    Eu,pelo menos,sempre volto!
    Esse gesto demonstra amabilidade para com as pessoas.
    Enquanto for possível pra vc,e enquanto o seu coração pedir,continue fazendo assim.Acho super legal.
    Mas,se por ventura,algum dia,vc não o fizer,não tem problema.
    Quem gosta de vc e do seu Blog,sempre virá aqui,pra saborear seus textos e deixar um comentário.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, querida, você é incrível!!! Meiga que só!
      Poi é, é assim que penso: responder aos comentários é, vc usou muito bem a palavra, amabilidade! E quando nos tratam desta forma, faz tão bem, não é? Entendo que, como até já falamos por e-mail, que algumas blogueiras tem seguidores demais e fica humanamente impossível responder a todos. E nem estou querendo que o façam. O que quero é fazer, espontâneamente, por mim, porque gosto de dar retorno.
      Mas... vamos que vamos, né não? Como eu respondi acima: fazer do meu jeito e ir ajeitando.
      Bjsssssssssss, quérida!

      Excluir
  7. rsrsr, óh dúvida cruel !!
    Eu aprendi uma coisa nesse tempo todo de blogosfera (nosssa até aprece que é tanto assim, rsrsr) que a gente tem que fazer o que gosta. Claro, respeitando as pessoas. No começo eu que não entendia patavinas, respondia nos meus comentários, fazia minhas visitas e pronto. Hoje visito todo mundo que deixa recadinho mas não respondo no próprio post. Muito pela falta de tempo para fazer os dois, srrsrs. Até porque na maioria das vezes não são feitas perguntas, quando são, eu respondo por email ...
    Mas uma coisa muito chata é a ditadura de como a gente tem que se comportar, se assim ou assado... Acho que impor alguma coisa tira a espontaneidade da gente fazer o que gosta, afinal tem que seguir um padrão.

    Faça do jeito que se sente bem, senão vai chegar uma hora que vc não vai sentir prazer em blogar, por que vira e mexe vem alguém ditar uma regra nova...

    Bjus 1000 e seja o Sol, que tem luz própria, rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Pepa, talvez eu tenha dado muita importância ao que li e fiquei preocupada com essa coisa de estar sendo exagerada, mas passa, tudo sempre passa, né não?
      Acabei me abalando, talvez porque estivesse num momento esquisito, talvez virando um bicho? rsssssssssssss E obrigada pelo conselho para ser o Sol, deixar solta a minha luz.
      Bjssssssssssss, quérida! Bjssssssssss em Vi tb!

      Excluir
  8. Voltei para te desejar um ótimo final de semana, e verificar a opinião das pessoas, que bom que vc vai seguir seu coração, enquanto der, siga em frente, do jeito que vc acha que deve ser, do jeito que vc é. Atenciosa e gentil. Gentileza e atenção nunca é demais né. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Josy,
      Vc tb é muito atenciosa e gentil: voltou para esse mimo de ver como as coisas estão indo! Viu só? Isto só faz bem: acaricia a alma!
      Bjsssssss, quérida e bom fim de semana procê tb!

      Excluir
  9. Voltei de novo Cléa querida só para dizer que estas palavras que vc deixou no meu blog É o simples "orai e vigiai", né não? A forma de nos dar polimento: somos pedra bruta, mas viemos para resplandecer com o aumento e aquisição das virtudes divinas.
    Maravilhosas essas palavras Cléa, e a minha admiração por vc, por esse entendimento espiritual só fez aumentar. Obrigada. Boa semana querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Josy, vc me deixou sem palavras (e olha que eu sou até cheinha delas, hem? rsssss)!
      É no que acredito, querida, há muito, muito tempo.
      Bjsssssssssssssssss, quérida, boa semana procê tb!

      Excluir

Muito obrigada por participar do meu blog com o seu comentário.
Bjssssssssssssssssssssssss