sábado, 25 de fevereiro de 2012

Meu tio Moa


      Este meu tio... que adorável! Não lembro de tê-lo visto aborrecido, mal humorado ou irritado uma só vez! Não, ele não era um babacão, nem era um beato ou tolo. De jeito nenhum! A história de vida desse meu tio é mais de erro e dor do que de esbórnia. E, embora eu não o lembre aborrecido ou enfezado, a sua filha tem outras lembranças, sabe como é, quer conhecer profundamente alguém? More ou viaje com o dito cujo!
       Mas, o que importa, quando o recordo, é esta imagem que ele construiu dentro de mim, a forma como os meus olhos foram aprendendo a vê-lo : carinhosa e divertida. Divertida, sim, ele tinha muitos casos engraçados para contar. Creio que ele é que emprestava o seu jeito divertido às histórias que contava e fazia delas aquela delícia!
       Ele era barbeiro como o meu pai, seu irmão mais velho, e era o caçula, dos quatro filhos que restaram, do primeiro casamento de minha avó paterna. Foi ele quem me deu a minha primeira boneca - que foi quebrada dias depois pelo meu primo querendo descobrir como é que ela "chorava" (quem é da minha geração lembra das bonecas que tínhamos que balançar pra frente e ao balançar voltando pra trás, ouvia-se uma espécie de miado que tentava imitar o choro de uma criança). No dia em que ele me deu a boneca - penso que eu tinha uns cinco ou seis anos, sinceramente, não tenho certeza - eu estava no portão de casa quando o vi chegando de bicicleta. Corri até ele e o ouvi dizer que tinha trazido um presente para mim, mas que eu deveria escolher entre dois pacotes. E os estendeu. Fiz a escolha (até hoje não sei se escolhi o pacote certo ou se ele me tapeou e não notei) e dei de cara com aquela belezura ao rasgar o papel de embrulho. No outro pacote, o que havia era um monte de toalhas sujas de cabelo, espuma e loção, lá da barbearia (que ele trazia para serem lavadas lá em casa).  E ele se dera ao trabalho de fazer os embrulhos com o mesmo papel, para confundir mesmo, na verdade, para brincar, que é o que ele gostava.
      Bom, numa das visitas à nossa casa - e eram muitas - Tio Moa contou-nos sobre o que lhe acontecera numa ida, da zona oeste, até o centro do Rio. Como não era horário de condução lotada, ele entrou no ônibus e sentou-se confortavelmente na parte do banco que ficava para o corredor. A condução foi andando e parando em alguns pontos onde pessoas subiam. Até que, apesar de poucas pessoas viajarem de pé, bem afastadas umas das outras, um homem colocou-se ao seu lado encostando-se em seu ombro. Achou desnecessário, esquisito e desconfortável. Afastou-se um pouco inclinando o corpo para o lado de dentro do banco. O tal homem também deslocou-se tornando a encostar em seu ombro. Olhou para cima tentando encarar o indivíduo, tentando fazer com que o dito se mancasse e se afastasse. O homem olhava para a frente do ônibus parecendo alheio ao local em que se encontrava. Então afastou-se mais um pouquinho, apenas o suficiente para não ficar encostado à pelve desconhecida e não encostar no companheiro de banco, no lado oposto. E o estranho... tornou a encostar-se em seu ombro! Aí, não teve alternativa senão verbalizar sua irritação com a intimidade não permitida:
       "- Meu senhor!" -  Disse bem alto de forma que todos no ônibus ouvissem -" Quer fazer o favor de tirar o seu saco do meu ombro? Há três pontos de ônibus que carrego o seu saco! E já não agüento mais!"
      Preciso dizer que o sujeito apertou a campainha e desceu feito um corisco do local?

       Cléa Siqueira

10 comentários:

  1. Bom dia Cléa!
    Pelo jeito o senhorzinho do ônibus não tinha 'semancol'!!rsrs
    Coitado do seu tio.
    Acontece cada coisa bizarra dentro de ônibus...
    Adoro observar essas esquisitices!
    Bjs!!
    Boa semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, menina, somos duas: tb adoro observar esses acontecimentos!
      Se bem que isso aconteceu numa época em que não havia assalto em ônibus e quando se brigava na rua levava-se socos e não tiros. Se fosse hoje teria sido melhor e mais seguro, meu tio levantar e descer!
      Bjsssssssssssss, quérida!

      Excluir
  2. Querida do meu coração, nem eu sabia o que era ossobuco, mas vou pedir a receita pro marido e posto tá...ele me disse que é canela de boi...não sou muito fã, mas ficou uma delicia.
    E delicia mesmo é essas suas historias....amo de paixão...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, menina querida, que gentileza! Obrigada!
      Canela de boi, veja só, nem pensei que canela de boi servia pra alguma coisa, que dirá para comer! rssssssssssssss Mas posta lá, vai que aprendo e tb gosto, hem????? rsssssssssss
      Bjssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

      Excluir
  3. Ai, adoro essas histórias tuas !!
    Delicia na velocidade da luz, rsrsrs

    Mas imagina se a história fosse hoje ?? Affão, srrs

    bjus 1000 lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Pepa, se fosse hoje, com certeza ele ia ter que sair do lugar e descer do ônibus! Deixar o cara no vácuo buscando outro ombro pra descansar o saco, né não?
      Adoro saber que vc adora minhas histórias, assim vale a pena contá-las! Obrigada!
      Bjsssssss, quérida, Deus a abençoa!

      Excluir
  4. Cléa minha amiga mais linda, mais querida, mais fofa, mais cut cut da minha vida, desculpa eu????????? Estou em falta com voce minha amiga, olha vou te contar uma coisa, voce é a quinta pessoa que está reclamando que eu sumi, mas tenho a minha defesa hehe. Não sei por que cargas dágua meu blogroll não está atualizando, lá no meu blog toda vez que passava pelo seu blog a sua postagem estava como a penúltima, então pensei que vc estava viajando ou sei la qq coisa, e hoje fui verificar e la esta essa postagem de 5 dias atrás. Amiga, de coração te falo, não tem por que eu não viria correndo aqui pra ver seu causo de hoje (que pra mim é hoje) meu blog está louco não sei o que acontece, agora vou começar a vir sempre mesmo que não esteja la atualizado, enfim, espero que me perdõe não foi por mal não amiga. Respondendo a sua pergunta (isso foi falha minha mesmo) estou bem sim graças a Deus e obrigada. Espero que vc tbém esteja bem. Quanto ao seu tio ri muito com a história do saco amiga kkkkkkkkk muito boa. Ele deve ter sido muito legal. Adorei a história. Bem amiga, vou ficar atenta agora...mais uma vez desculpa eu desculpa!! Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, só vou desculpar mesmo porque, além de te amar pra caramba, vc disse que sou linda, querida, fofa e cut cut!!! rssssssssssss
      Bom, esse tal de blogroll é um grande de um sacana: sabia que as suas postagens NUNCA aparecem no meu? As suas e de mais alguns blogs que sigo! Daí que sempre dou uma passada por eles para ver se tem postagem nova! Não tenho outro jeito!
      Na verdade estava preocupada mesmo com vc (até pq o fato de ter postagem sua, podia ser aquela coisa de postagem programada, não tem isso?)! Vc sempre comenta, sempre acaricia meu ego com suas palavras delicadas e... cadê vc? Fiquei preocupada sim, mas estou tranqüila agora, graças a Deus!
      Não precisa desculpar-se, Josy, quê isso, sô! É que gosto de encontrá-la sempre!
      Bjssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

      Excluir
  5. Mas eu não falo que vc é muito fofa, e muito querida??? Pois então por causa desse sacana desse blogroll agora venho sempre aqui pra não perder nenhum causo seu, obrigada pela preocupação amiga querida, e passei tbém pra lhe desejar um ótimo, excelente e maravilhoso final de semana. Fique bem, fique com Deus. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procê tb, querida, um fim de semana sensacional!
      Ah, estou quase com outro causo pronto!
      Bjsssssssssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

      Excluir

Muito obrigada por participar do meu blog com o seu comentário.
Bjssssssssssssssssssssssss