sexta-feira, 11 de maio de 2012

Caderno de Perguntas Digital? Isto existe?

  
       Quem tem mais ou menos a minha idade e foi adolescente nos finzinhos da década de sessenta e no início da década de setenta, deve lembrar muito bem do famoso e disputadíssimo CADERNO DE PERGUNTAS! Meu Deus, era uma sensação! Quando a minha irmã Clarinha recebeu de uma amiga o primeiro caderno para responder, quase uivei de curiosidade! rssssssssssss Claro, lendo as respostas àquelas perguntas "íntimas e cabeludas" (que bobagem! rssssssssssssss) teríamos informações preciosíssimas umas das outras! Imaginem o fuzuê!
       Penso que todas nós daquela época (e talvez até mais adiante) tivemos nosso caderno (ou tentamos ter): para cada folha uma pergunta numerada em ordem crescente. Pergunta nº1 - Qual o seu nome completo?; nº 2 - Qual a data do seu nascimento? e assim continuava até começar com "você tem namorado?", " já beijou na boca?" ihhhhhh, aí  é que residia a curiosidade de todas sobre todas! As mais ousadas especulavam as colegas com temas mais íntimos como a virgindade. As mais recatadas não respondiam a perguntas desse tipo e traçavam uma linha reta e um x, uma reta e um x, uma reta e um x (assim, ó: ----x----x----x) na linha em que deveriam pôr a resposta. Era um fascínio e uma boa diversão!
        Julguei que o fenômeno CADERNO DE PERGUNTAS estivesse extinto (a carta praticamente já está, não é? Tudo digitalizado!). Pois, surpresa! Há quase quatro meses atrás recebi, através deste blog, um DESAFIO da querida amiga Josy (www.cozinhandocomjosy.com) . O desafio consistia em um questionário, não íntimo, mas pessoal, pois tinha que responder a algumas questões sobre o meu jeito de ser e minhas preferências (não íntimas, já falei, rsssssssssssss). Claro que aceitei o convite carinhoso e fiz dele a minha postagem, que dei como título Fui Desafiada!, do dia 25/01/2012. Além de responder eu teria que passá-lo adiante para dez amigas/colegas virtuais. Assim o fiz, mas apenas três, se bem me lembro, o aceitaram. Algumas me deram um motivo, outras não, mas não importa: cada um com seu jeitinho, né não? A própria vida nos faz diferentes, principalmente para isto: fazer escolhas, das mais simples às mais difíceis.
       Ah, tem mais história! Não acabei não! O fato é que recebi um convite parecido com o desafio (outro mini caderno de perguntas). A amiga Valéria Varella (www.ahdoqueeugosto.blogspot.com.br) convidou-me para participar da brincadeira que vem aí abaixo. Claro que tornei a aceitar, imagina! Perder a chance de me contar? Nem morta! Quer dizer, morta acho que seria assustador abrir a boca e começar o lero-lero! rssssssssssss No entanto, tenho que fazer uma observação: tem palavras técnicas demais pro meu gosto  (tag, link, meme, num sei de nada disso! rsssssssss)!
      Como já participei do desafio há uns meses atrás, vou furtar-me de nomear as convidadas para participarem deste (até porque tenho poucos seguidores e já convidei alguns que não quiseram). Então, quem quiser copiar e passar adiante, à vontade: aproveitem o CADERNO DE PERGUNTAS DIGITAL!
      
        
1- Criar um post e responder às questões de quem te deu a Tag;
2- Criar 11 novas perguntas diferentes para passar;
3- Escolher 11 blogs para dar a Tag e colocar o link delas no post;
4- Avisar os 11 blogs que foram escolhidos
     
     
       As  perguntas que a Valéria Varella me fez foram respondidas com muito carinho. Desculpe-me, Valéria, por ter quebrado  parte das regrinhas, ok? Mas foi um prazer participar!

  1- Quando surgiu a idéia de criar o seu blog? 
Em fins de abril do ano passado quando eu procurava receita de rosquinhas assadas na internet (adoro rosquinhas, mas não posso comer frituras!) e "caí" no maravilhoso blog da nossa saudosa Welze ! Fiquei fascinada com seu jeito e pensei: ah, posso contar meus causos também! Inveja, um caso clássico de inveja! rssssssssssssss
  2- O que te dá mais prazer em blogar?
A interação. Você dá piruadas nas coisas das pessoas que piruam nas suas também e todos vão se tornando tão íntimos e companheiros que é comovente!
  3- Para você, o que faz seu blog ser encantador?
Meu blog é encantador? Obrigada! Sei que boa parte das vezes ele é divertido, como procuro ser também em boa parte do meu tempo. Claro que nem sempre dá, como aqui também não. Às vezes a nuvenzinha cinzenta fica sobre a cabeça.
  4- Qual a coisa que você mais odeia? 
Injustiça, com certeza a injustiça! 
  5- Qual a coisa que mais lhe encanta?
Virgem Santa! Tem tanta coisa que me encanta! Vou generalizar, assim pego tudo: a vida, a vida me encanta!
  6- Qual é a sua palavra favorita?
São duas palavras: POR FAVOR, uma não vem sem a outra, não faz sentido, né?
  7- Qual é a palavra que você menos gosta? 
Ah, eu amo palavras, gosto até das que não são carregadas de bondade: elas são necessárias para que façamos a diferença.
  8- Qual é o seu  livro de cabeceira?
Nenhum. Tenho livros preferidos, apenas. E depende da época.
  9- Qual a música que poderia ser a trilha sonora de sua vida?
Pra quem já viveu quase seis décadas, tem é trilha sonora! Não dá pra ser uma apenas, impossível!
 10- Qual o filme que ficou marcado na sua memória?
Muitos, mas vou citar Girassóis da Rússia que assisti pela primeira vez quando era adolescente (minha madrinha Clever me levou, como me levou pela primeira vez ao teatro). Tornei a assistir aos vinte e quatro anos (já era mãe da filhota mais velha que assistiu comigo e, acreditem, com seus três anos chorou ao ver a partida da personagem principal, mesmo sem entender o que acontecia!) e, mais tarde, já quarentona, madura ao ponto, assisti novamente! Continuei achando-o belíssimo!
 11- Qual o lugar que você mais deseja conhecer?
Falei disto há umas três semanas: nunca tive e ainda não tenho desejo de conhecer lugar algum! Não penso nisso, se acontece, aproveito. 
       
       Queridos, aí estão mais informações sobre mim diretamente do CADERNO DE PERGUNTAS VIRTUAL!
        Bjssssssssssssssssssssss

       Cléa Siqueira
      

20 comentários:

  1. Oi Cléa!
    Obrigada por participar! É verdade, nos que já havia participado deixava livre, mas desta vez preferi nomear, sei que nem todas vão fazer, fica ao critério de cada uma. Transgressões aceitas!rsss
    Adorei a sua retrospectiva, noooossa como eram legais aqueles questionários! e quando o menino que a gente gostava também respondia e a expectativa dele responder alguma coisa em relação a gente. Que delícia!
    Gostei muito de suas respostas e de conhecer um pouco mais de você. Também lembro de Girassóis da Rússia, que filme lindo!
    Beijinhos, um lindo fds e um feliz dia das mães!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Valéria, que bom que vc entendeu, minha amiga!
      De fato, qdo algum menino que gostávamos ia responder era um furor! rsssssssss Que maravilha!
      Temos muitas coisas semelhantes na nossa história! Isso é que dá nascer mais ou menos na mesma época! rssssssssssssss
      Bjsssssssssss, quérida!

      Excluir
  2. Oi Cléa nunca respondi ,mas já vi vários cadernos de perguntas não gosto de responder ,mas adoro ler as respostas dos outros.
    A Welse realmente nos inspirava muito com todos os causos que contava e vc é muito boa nisso tbm!

    Já deixo aqui meu abraço pelo dia das Mães que seu domingo seja abençoado e muito feliz!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, assim não vale: não responde mas quer ler as respostas da gente? rssssssssss Curiosa, hem? rssssssssss
      A Welze é inesquecível! Deus a abençoa, onde quer que esteja!
      Para vc também um carinhoso abraço pelo Dia das Mães, que ele e todos os outros dias seguintes venham com muita paz, harmonia, amor, ah, e todas as bençãos divinas!
      Bjsssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  3. Ah os cardeninhos de perguntas... viajei no tempo agora, ah ah ah.

    Impressionante como me identifico com você. Se fosse responder as perguntas não seria muito diferente das suas respostas.

    Feliz dia das mães!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Lourdes, os caderninhos fazem viajar no tempo mesmo!
      Li (há muito tempo atrás) que são os semelhantes que se atraem, que essa história de opostos é engodo e justificativa.
      Acredito nisso, se observarmos as pessoas com as quais nos sentimos à vontade, pode levar fé: têm muito em comum conosco! Daí que a nossa identificação não deve ser à toa! rssssssssss
      Feliz Dia das Mães procê também, Deus a abençoa!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  4. Cléa minha querida, que saudades dos tempos do caderno de perguntas. Ah eu logo fazia um, e dava um jeitinho de uma amiga oferecer para o menino que eu paquerava só pra ver as respostas dele kkkkkk Época boa era essa, eu amava esses cadernos de perguntas hehe. Quanto as suas respostas, adorei, é muito bom conhecermos mais um pouquinho das pessoas que gostamos, temos muitas coisas em comum miga. Bjos um Feliz Dia das Mães junto à sua familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josy querida, saudade, hem?
      E saudade tb da época dos cadernos de perguntas: eram tudo de bom! Uma diversão mesmo, né? E vc era danada, hem? Cheia de armação para se informar sobre os paqueras!
      E nós já sabíamos que temos um monte de coisas em comum, né não??? rssssssssssssss
      Bjsssssssssss, amiga e Feliz Dia das Mães procê também!

      Excluir
  5. Oi Cléa :)
    Eu gosto desses 'cadernos de perguntas digitais'.
    E acho legal e divertido ler as respostas,
    (pelo menos a gente fica conhecendo um pouco mais sobre as pessoas).
    Isso é muito bom!
    Que coincidência!O primeiro Blog que eu encontrei na internet foi o da Welze.
    Não procurava nada sobre culinária,era outro assunto,mas fui parar lá,fiquei me deliciando com os textos dela e meses depois fiz um blog e o primeiro que comecei a seguir foi o dela.
    Cléa...um bjão pra vc e desde já,tenha um 'Feliz Dias das Mães'!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Clau,
      Também gosto dos cadernos (digitais ou não), acho que é o meu lado de artista: parece que estou dando entrevista para os fâs que querem saber tudo sobre mim! rssssssssssssssssssssssssss
      Olha, já não tenho muita certeza, mas penso que entrei em contato com vc através do blog da Welze, que foi também o primeiro que comecei a seguir, não foi? Olha que vc é mais jovem e a memória é melhor, hem garota! rssssssssssssssss
      Conheci o blog da Welze em abril e comecei meu blog em maio, mas, embora tenha posto comentários no blog dela, ela não chegou a respondê-los pq estava começando todo o seu processo com a doença. Uma pena, mas Deus sabe o que faz, certo?
      Obrigada, querida, um Feliz Dia das Mães para sua mãezinha (que poderia ser eu! rssssssssssss)
      Bjssssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
    2. Oi Cléa :)
      Olha eu aqui novamente!
      Sua memória tá ótima:
      Foi sim,através do Blog da Welze que vc me achou!rsr
      E que bom isso ter acontecido.Tenho grande estima por vc :)
      (e esse mundo virtual apesar de alguns contratempos),tem sim,seu lado útil e maravilhoso,pois coloca em nossas vidas seres especiais!
      Feliz dia das mães mais uma vez!Vc tem a idade da minha super mãe!
      Bjão!
      OBS: Ri muito com isso que vc escreveu:
      "Também gosto dos cadernos (digitais ou não), acho que é o meu lado de artista: parece que estou dando entrevista para os fâs que querem saber tudo sobre mim!".

      Excluir
    3. Viva!!! O alemão não me pegou!!! rsssssssssss
      A memória está boa, ó! rsssssssssss E eu ainda lembrava de que vc tinha me dito que a sua super mãe tem a minha idade! Viu só? rsssssssssssssssss
      Bjsssssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

      Excluir
  6. Cléa,
    isso era um furor nos tempos do ginásio.Todo mundo tinha um. Passàvamos o ano respondendo á classe toda(rsrsrsss).
    Querida, lhe desejo um domingo festivo e feliz cercada pelo carinhos dos filhos e netos.Feliz Dia das Mães!
    Um abraço carinhoso,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Calu,
      E não é que era? Os cadernos corriam de mão em mão por toda a sala de aula! Loucura!
      Também desejo a vc um domingo de paz, de harmonia, de amor e de muuuuita bagunça com filhos e netos!
      Eu só estarei com a caçula, este ano não vou subir a serra nem a mais velha irá descer. Nos falaremos pelo telefone, mas nossos corações estão juntos!
      Sempre!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  7. Feliz dia das Mães pra você querida !!!
    bjs
    Patricia Petro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procê também, menina do dedo colorido!
      Bjsssssssssss, quérida!

      Excluir
  8. Ó, nasci no finalzinho da década de 60 mas na "minha época"....rs....também respondi muito desses cadernos. Olhando agora, depois de muitos e muitos anos, chego à conclusão de que era a coisa mais besta algumas perguntas que tinha lá. Todo mundo queria na verdade era fazer perguntas mais "picantes", mas que naquela época não tínhamos coragem. Fala sério né!!! A gente faz cada coisa na vida....kkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é bom , Maristela querida?
      Quantas bobeiras fizemos acreditando que éramos heroínas, desbravadoras! rssssssssssssssss Aí reside a beleza da juventude: somos os tais! rsssssssssssssss
      Bjsssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  9. Oi Cléa, é a Vi, não sou tão jovem assim, mas não me lembro desses cadernos.
    Esse negocio de responder questionário, nunca foi meu forte, até nas provas eu deixava a desejar,kkkk
    Eu tenho muito receio em expor muitos detalhes sobre minha vida na rede, tem bandidos por todo lado, gente que fica bisbilhotando as coisas para dar golpes, por esse motivo tomo muito cuidado com as informações.
    Boa semana, beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, querida Vi, aí por Sampa não foi moda, pq aqui no Rio foi uma febre! Das varredeiras! rssssssssssssssss
      Sou muito medrosa, mas nessa questão de falar da minha vida não. Talvez pq não vejo atrativo nenhum em um golpe a uma professora aposentada! rsssssssss E tb, Vi, cá entre nós, não são perguntas que me compromete em nada, pelo menos penso assim. É claro que se vem de alguém que desconfio, ou de quem não tenho a mínima noção, ou peguntas que não interessariam a ninguém, a gente desconfia e "sarta de banda" né não? rsssssssssss Mas, em nenhuma das duas vezes que recebi esses questionários virtuais me senti amedrontada. Fui de peito aberto, confiei em quem me enviou.
      Agora, se quem estiver lendo (claro que sei que qq um pode ler) julgar que pode me aplicar um golpe com o que soube de mim desses questionários, penso que vai ser o fim dos tempos! rssssssssss Não tenho nada além de uma língua que não cabe na boca!
      Mas valeu, querida, e vc está certa sim: lamentavelmente vivemos num mundo cão e temos que estar alertas.
      Bjsssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

      Excluir

Muito obrigada por participar do meu blog com o seu comentário.
Bjssssssssssssssssssssssss