segunda-feira, 28 de maio de 2012

A noite, o dia, o tempo do Meu Bem...





       Maio terminando, junho despontando... mês das mães findando, mês dos namorados chegando.
      "Meu bem"... quantas vezes escutei minha mãe me chamando assim! Quantas noites, debruçada sobre mim, ela não balbuciou "calma, meu bem, já vai passar, meu benzinho"? Quanta vezes, eu já adulta, não a ouvi dizer-me "Cléa, meu bem, pára com esse cigarro, ele te faz mal!"? Muitas, muitas, muitas. Todas elas, ainda que não me recorde de uma por uma (mas estão lá), estão marcadas a ferro e fogo na minha alma!  Ela foi, é e sempre será o meu primeiro bem. O meu primeiro amor. A minha primeira lição de amor. Muito bem dada, com maestria.
       Depois, o tempo passou,  mais um "meu bem" surgiu aqui, outro ali, e mais um e outro e outro. O tempo me mostrou que há muitas possibilidades de "meu bem": pai, amigos, namorados, maridos (no meu caso, dois), filhos, netos e os agregados (os que arrebatei e me arrebataram no percurso, genro, alunos/amigos, por exemplo) e somei todos ao meu aprendizado de amor. Que não está pronto, com certeza! Aprender a amar é eterno!
       "Meu bem"... quando chamo meu bem, é o amor que chamo. E, para este meu amor, quero tudo. Para este meu bem, toda a beleza do tempo, todo o perfume do ar, toda a música do silêncio. O amor quer isso, quase exige. Na letra da música de Dolores Duran (cantora dos anos 50, morta por um infarte, precocemente, aos 29 anos) encontrei um jeito de fechar o mês de maio e acenar para o mês de junho. Quem conhece, com certeza, vai matar a saudade. Quem não conhece, vai ter a oportunidade de conhecer uma das nossas mais belas canções de amor e uma das mais lindas vozes femininas que já existiu (quem quiser saber mais sobre Dolores, dá uma pesquisadinha no Mr. Google). 
       Além de homenagear o amor, por quem quer que seja o nosso "Meu Bem", aproveito e relembro feliz da minha mãe cantando, na nossa cozinha, os seus ídolos do rádio daquela década. E curto a minha saudade, prosa que só!

       Cléa Siqueira

P.S.: A atriz Nanda Costa merece muitos aplausos por esta interpretação magnífica de Dolores Duran (a voz é da Dolores mesmo!). Parabéns, Nanda!







26 comentários:

  1. Oi Cléa :)
    Muito linda a letra dessa música;eu não conhecia.
    Vc escreveu que há muitas possibilidades de
    'Meu Bem',adorei isso,e concordo contigo.
    Que bela postagem,hein?
    Nossa!Como vc tá poética e filosófica!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida Clau!
      Esta música é belíssima e data do ano em que Dolores Duran faleceu: 1959! Tinha eu cinco anos. Claro que não lembro de praticamente nada daquela época. Tenho apenas impressões, mas minha mãe adorava cantar, adorava o rádio, adorava música, e me ensinou a amar seus ídolos que, hoje, ao ouvi-los, enchem o meu coração de saudade!
      E quanto a estar poética e filosófica, é simples: são as múltiplas faces que temos! Num dia somos palhaços, noutros guerreiros, em outros amantes, e por aí vamos... cada vez mais humanos!
      Bjssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  2. Oi Cléa!
    Ah, esse seu post foi pra lá de nostálgico. Lindo!
    Estes "meu bem" que passam por nós nos vão deixando suas lembranças e viver é poder relembrar estes momentos que forjaram nossa trajetória de vida. É mais forte que nós remexer estes passados, não por puro saudosismo, mas por uma questão de identidade, elas são nossas, somos todas elas juntas a nossa vida, nosso eu. Amei tudo isso aqui.
    Beijinhos menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Valéria, que bom que vc gostou do post!
      É, ficou meio nostálgico, tem dias que nos pegamos assim, não é? Uma lembrança que vem à mente, uma música ou palavra que se ouve, um acontecimento que se presencia, qq coisa pode detonar a nostalgia.
      Mas a nostalgia desse post é das boas, como vc bem disse, coisas que nos identificam porque nos construíram, né?
      Bjsssssssssssss, quérida!

      Excluir
  3. Linda a música. Já conhecia mas não na voz dela. Isso sim é musica, o que toca hoje em dia......
    Bjs querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maristela!
      Essa música é belíssima!
      O que toca hoje é o que lota os bolsos dos interessados! Vale o que vende! Vale o que emburrece, né não?
      O pior é ver pais incentivando seus filhos, em especial as menininhas, a dançarem os funks e pagodes da vida como se fossem amostras grátis de sensualidade!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  4. Eu não tenho o hábito de dizer Meu Bem, mas sim Meu Amor, ou meus amores, que assim como você vou somando pela vida afora...

    A canção não é bem do meu tempo, mas sei cantá-la de cor, de tão linda que é,

    Parabéns pela belíssima homenagem a todos os seus "Bens"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Renata, eu faço uma mistura, um coquetel: tem hora que é Meu Bem, tem hora que é Meu Amor, tem hora que é Meu (minha) Querido (a), Doçura... vale o que vem na hora, desde que seja carinho, afeto, amor, né não?
      Obrigada pelos parabéns! Parabéns para todos nós que cultivamos os nossos "Meu Bem"!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  5. Cléa querida acho essa música lindíssima, essas sim eram músicas, melodias lindas, não as porcarias que ouvimos e somos obrigados a ouvir, qualquer um sendo lançado pela mídia, com letras que não tem nada a nos oferecer. Não sabia que Dolores Duran morreu tão cedo, que triste, tão nova, vou procurar saber mais sobre a vida dela, é uma pena, uma grande perda, pois a voz dela era maravilhosa. Adorei o texto miga, somos sempre o bem de alguém. Que ruim seria se não tivéssemos alguém para chamar de meu bem. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Josy, minha amiga,
      Se você quiser saber legal, de uma forma bem produzida, a história da curta vida (mas intensa) de Dolores Duran, vá ao YouTube e procure POR TODA A MINHA VIDA -Dolores Duran. São 5 partes de um especial que a Globo fez sobre ela. O vídeo que postei é deste programa, que foi maravilhoso e muito fiel ao que se conta da vida dela.
      Veja, Meu Bem, vc vai amar!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
    2. Vou la ver Cléa obrigada pela dica. Sei que vou adorar. Bjinhos

      Excluir
    3. De nada,

      Bjsssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  6. Nossos "bens" são múltiplos, mas todos bem queridos e amados por toda nossa vida;cheia de quereres bons para os nossos "bens"__ lembrados como na canção imortal que Dolores Duran gravou no coração dos ouvintes.Letra e música que combinam uma prece( um ninar)para os mais belos desejos na noite de nossos maiores bens.
    Quanta doçura vc nos traz, Clea,neste relato amoroso.
    Pra vc, eu desejo: a estrela mais bonita que houver!
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, minha querida Calu,
      Que desejo mais lindo vc me dedicou! Uma estrela é muito bem vinda e necessária: embeleza os olhos e clareia a alma!
      Obrigada, muito obrigada!
      Bjsssssssssssss, quérida!

      Excluir
  7. Oi minha querida!!!

    Você me fez viajar no tempo,um tempo doce e leve,quando a vida era suave,lentos os dias,ternas as noites e as Noites do meu bem eram cantadas,ao som de um violão...olhares eram trocados e a inocência nos orientava...
    Cantei esta música durante um longo e lindo tempo de minha vida,todos amávamos a Dolores Duran e nos reuníamos aos sábados na fazenda,bebíamos Cuba Libre e cantávamos até o dia clarear...

    Foi bom recordar,amiga.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, amiga Leninha!
      Esses são os sabores da vida: os varandões da saudade, né não?
      Bom que a minha postagem tenha lhe trazido gratas lembranças, essa viagem no tempo que até dói, mas dói pq foi boa demais!
      Ai, do Cuba Libre tb lembro, tomei poucas vezes pq tive que esperar poder fazê-lo discretamente! Saudade boa!
      Bjssssssssss, quérida!

      Excluir
  8. Oii flor, adorei o blog, é uma graça!
    Ja estou seguindo e voltarei sempre, passa no meu tambem http://jehpucker.blogspot.com.br/ e fique a vontade!
    beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéh!
      Obrigada pela visita e pelo elogio!
      Vou lá visitá-la, me aguarde!
      Bjsssssssssssssss

      Excluir
  9. OI CLÉA!
    AO MESMO TEMPO QUE HOMENAGEIAS TUA MÃE O FIZESTE TAMBÉM A UMA ÉPOCA EM QUE A MÚSICA ERA DA MELHOR QUALIDADE.
    ESTE "MEU BEM " DITO POR TUA MÃE SOA MUITO BEM A NOSSOS OUVIDOS, PARECE MÚSICA TAMBÉM.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Zilani,
      Há quanto tempo! Gosto muito de receber sua visita, venha mais vezes!
      Ah, minha mãe era muito carinhosa e muito musical mesmo! E a música, ah, indescritível, né não?
      Bjsssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  10. Bom dia Dodoca! Prazer em conhecê-la.
    Casualmente entrei no Blog da Leninha,daí fui até a Calu, onde encontrei uma linda poesia, falando sobre o ressentimento,e cheguei até aqui porque me identifiquei com o que lí em seu comentário, sobre "uns ressentimentos aqui difíceis de varrer como folhas mortíssimas!" Fiquei analisando porque guardamos tantas mágoas, tristezas e dores? algumas delas passam a doer menos, outras se escondem tão bem, que às vezes, até pensamos que foram embora, mas estão lá, escondidinhas em algum cantinho de nossa mente.A oração e o esforço para superar é importante.
    Ao chegar aqui encontrei uma linda poesia em prosa,que fala sobre a felicidade de ser amada e cuidada, de sentir-se querida e também de dedicar afeto a alguém que amamos.
    bjs.
    Cissy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cissy, prazer também em conhecê-la!
      Pois é, tenho algumas mágoas. que não vivem desfraldadas todo o tempo, mas vez por outra se exibem. Sei que ainda são mágoas porque ainda dóem, já não tanto, mas dóem.
      E fui sim, fui muito amada e muito cuidada e, por ironia, possivelmente este seja o motivo de me terem magoado, acredite! Porém penso que tudo o que nos acontece tem um motivo. Ou foi porque procuramos através de nossas atitudes (boas ou más) ou porque precisávamos daquele acontecimento para melhorar a nossa jornada. Claro que nem sempre nos damos conta de imediato do objetivo dos fatos, mas... quando acontece é um alívio! Dói, mas a gente entende porque dói.
      Bjssssssssssss, quérida, volte sempre!

      Excluir
  11. Oi Cléa, é a Vi, nós não tivemos esse costume de chamar de "meu bem".
    O amor de mãe só é menor que o amor de Deus.
    Esse mês comemoramos outro tipo de amor, muitas pessoas chamam seu amado ou amada de "bem", quando continuam se amando é "bem perto", quando o amor esta desgastado é "bem longe".
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vi querida!
      Adorei, esta não conhecia: "bem perto" qdo se ama e "bem longe" qdo está uma bosta! rssssssssssssssss Muito legal!
      Também não uso o tempo todo, intercalo com meu querido(a), meu amor, essas delicadezas que a gente vai incorporando, sabe como é?
      Bjssssssssssss, quérida, fica com Deus!

      Excluir
  12. Gozado como é as coisas, não tenho costume de dizer "Meu bem" por causa de uma tia que banalizou essa palavra. Tudo pra ela era meu bem, meu bem com a manicure, para reclamar de alguma coisa e até com a pessoas desconhecidas. Tudo era benzinho... e benhê então, era de matar!

    Adorei ouvir Dolores Duran e como ela interpretava tão bem essa música! Já ouvi em outras vozes, mas na voz de Dolores é inigualável.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Lourdes, tem gente que tem esse poder mesmo: de destruir o significado de certas palavras que são, originalmente, boas. Enfim, né?
      Tenho me sentido desconfortável é qdo ouço alguém chamar a outra de "amada", argh! Tudo por conta de uma vizinha, para a qual ninguém tem nome, que chama a todas de amada. Depois baixa o sarrafo na amada! rssssssssssss Fala mal das amadas até encher o saco!
      É sempre bom ouvir coisas boas e Dolores é uma delas, né?
      Bjssssssssssssss, quérida!

      Excluir

Muito obrigada por participar do meu blog com o seu comentário.
Bjssssssssssssssssssssssss