terça-feira, 24 de julho de 2012

ESTOU NO MEIO DA MINHA ETERNIDADE...


        Falávamos do tempo. Do efeito do tempo. Do efeito do tempo em nossos corpos físicos.
       Olhei para aquele par de olhos que não encontrava há mais ou menos um ano e que, nos últimos anos, tenho visto bem pouco: todo o tempo de partilhar a vida que tivéramos (e temos) ainda estava lá, dentro dele, daquele par de olhos!  Se quisesse, bastava uma piscada mais lenta e seria capaz de rever tantas dessas partilhas!
       Não sei quando o vi pela primeira vez, quando o conheci, mas minha mais antiga (e certa) imagem dele foi daquele dia: o da formatura da minha irmã caçula! Formatura em Vassouras - ônibus fretado para que toda a família e alguns amigos chegadinhos pudessem testemunhar o evento - na Faculdade de Medicina. Ainda lembro das fotos do grupo ao ar livre, das apresentações de amigos, e familiares dos mesmos, naquela tarde fresca, antes da missa, na frente da igreja! Ele namorava a amiga predileta da minha irmã (que aliás passou a ser também nossa amiga predileta, melhor, a pusemos família a dentro e não a deixamos sair mais, nem a ele.)! O casamento dos dois (com a minha primogênita de dama de honra). O nascimento dos filhos deles. Os almoços lá em casa. Os domingos no sítio. Os dias bons e os dias ruins. Juntos.
     Tornei a fixar aqueles olhos (peculiares desde a juventude: halo senil a circundá-los precocemente!). Lembrei de como meus pais gostavam daquele casal. De como meu pai gostava daquele homem. De como aquele homem gostava do meu pai. Eles se gostavam e sei que muito (e sei também que não era por torcerem pelo mesmo time, o Fluminense, rssssssssssss.)! Voltei daquela fração de segundos em que divagara e prestei atenção no que dizia:
       - Olha só, já estou atendendo a terceira geração dos meus primeiros pacientes (é pediatra, portanto quem ele começou tratando, já está levando netinhos para ele atender - os jovens estão tendo filhos cedo demais, mas essa é outra questão)! Então eles chegam pra mim e falam "Dr, o senhor não mudou nada!" e estão certos: eu não mudei nada!
       Fiquei olhando, não mais apenas os olhos, mas também o rosto e, principalmente, os cabelos, já em sua maioria brancos como os meus. Ele não mudou nada? Quem mudou, então? Somente eu? Esforço-me para entender porque, claro, tem que estar falando de algo que não percebi, não alcancei! Como que não mudou? Devo ter franzido a testa, feito um bico, gemido, nem sei, mas devo ter feito cara de quem não entendia nada! E não entendia!
       - Sou o mesmo! - Ao dizer isso, se tocava nos braços, alisava o rosto e, com a ponta dos dedos, contornava a barba grisalha. E continuou:
        - Eu vou viver até os 106 anos! Não faço por menos! É nisto que acredito e, dessa forma, tenho a vida ainda pela frente! Ih, dá pra um monte de planos! É assim que a gente tem que pensar!
        - Mas com 106... - interrompi.
      - Vai estar ótimo, presta atenção: estou no meio da minha eternidade, Cléa! Eu estou no meio da minha eternidade!
       Balancei a cabeça concordando enquanto meu pensamento tentava alinhavar o que ouvia. Entendendo ou não o que o meu amigo dissera - a despeito dos seus cinquenta e seis anos - a frase "estou no meio da minha eternidade" entrou feito uma flecha em minha memória afetiva! E ruminei, como sempre, como bom bicho ruminante que sou. E tenho pensado que não importa a idade que tenhamos, não importa o quanto tenhamos vivido, não importa o que tenhamos a viver. O tempo. O tempo é eterno! Ele não muda, não massacra, não destrói. Ele é. E nós, junto com ele. A forma como o vemos é que muda tudo, né não? Somos eternos. E, se assim somos, estamos sempre no meio da nossa eternidade! 
       Dá, ainda, pra fazer tudo! Amei!


       Cléa Siqueira
      

26 comentários:

  1. Oi Cléa :)
    O tempo não muda o que é eterno...
    Adorei isso:
    'Ih,dá pra um monte de planos!É assim que a gente tem que pensar!'
    Uma bela lição.Uma linda postagem pra refletirmos.
    Adorei ter lido!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Clauzinha
      Tb adorei ter ouvido isso!
      É uma bela lição mesmo: a gente vive falando de eternidade, mas não agge como se acreditasse verdadeiramente nisso, né não?
      Bjssssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  2. Oi Cléa!
    Perfeito!
    Que mensagem linda você nos passa nesta crõnica bem humorada. Hoje vi esta fraseno FB "Imagine uma história para a sua vida e acredite nela", é bem isso acreditar que ainda estamos no meio de nossa eternidade e fazer planos, acreditar nos nossos sonhos.
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valéria!
      Estar, ao menos, no meio do caminho é bem reconfortante, né não?
      Daí que foi muito bom ouvir o meu amigo nesses momentos de "cinco oitão": revigorou!
      Bjsssssssssssssss, quérida! Tudo de bom procê tb!

      Excluir
  3. Genial!Que perspectiva sensacional,a do teu amigo médico e a tua em conjunção a dele: o tempo tem a dimensão que damos a ele.Perfeito, Cléa, ainda mais quando nos encontramos na 1ª faixa dos enta e conseguimos mudar o paradigma de que daqui pra frente é ladeira abaixo...nada disto, cá estou eu engrossando o coro a dizer com vcs: estou no meio da minha eternidade.Ora Viva!
    Bjkas festivas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, querida Calu, vc é ótima!
      Estamos juntos então, porque essa história de ladeira abaixo, confesso, não estava sendo muito bem digerida não!
      Ora Viva! Engrossemos o coro do "estou no meio da minha eternidade!"
      Bjsssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  4. Cléa, o que eu sei é que não dá para desanimar, nunca. A vida é um dom, então temos que aproveitá-la plenamente. Seu amigo está certo.
    E voc^também. O tempo não é nada.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Lúcia!
      É, não dá pra desanimar, mas vez em quando... acontece! Como diz o meu marido, a vida não é uma festa todo o tempo. Mas se pensarmos que estamos, pelo menos, no meio da nossa eternidade, fica até parecendo que a festa continua: ainda dá tempo de recomeçar os preparativos pra outra! Né não?
      Bjsssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  5. Seu amigo é um sábio amiga. De fato o tempo não muda, a vida não muda, e está ai para ser vivida da melhor maneira possível, sempre acredito que nós é que estragamos um pouco nossos caminhos, nós tropeçamos, caímos, levantamos e continuamos,o continuar é que e a diferença, pois com os tropeços aprendemos e temos que seguir o melhor caminho, a vida é tão bela, o tempo é tão precioso, e nós seres humanos não nos damos conta disso.O grande segredo é viver, e viver intensamente cada momento né miga? Adorei o texto. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, minha querida amiga, tb concordo com todas as palavras que vc falou, cheias de equilíbrio e sabedoria.
      Então vamos, capengando ou não,nos escorando aqui ou ali, mas curtindo sempre tudo que temos pela frente, afinal estamos no meio da nossa eternidade!
      Sempre!
      Bjsssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  6. Olá Cléia,

    Acabo de passar por dois blogues e o último comentário de cada um deles era o seu. Não resisti e vim conhecer o seu espaço. Gostei de tudo
    que vi e li.
    Esta abordagem acerca do tempo e de seu efeito foi uma delícia de ler.
    Você escreve com muito leveza e humor. Adorei!
    Pensar que estamos no meio da nossa eternidade é bem encorajador, pois
    nos dá uma razoável expectativa de tempo (rsrsrs).
    E já que você escreve, meus cumprimentos pelo dia.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera, que bom recebê-la!
      Que bom que tenha gostado do blog!
      Obrigada pelas palavras gentis sobre minha maneira de escrever. Procuro escrever como quem conta uma caso ou dá uma opinião para aquele(a) amigo(a) que está de frente a mim, na minha cozinha fazendo um lanchinho ou aninhado(a) no sofá batendo um papo.
      Às vezes o papo é cabeça e às vezes é puro besteirol e até sacanagem mesmo! rsssssssssssss
      Tb adorei "saber" que estou no meio da minha eternidade, aliviou esta minha almazinha! rssssssssssss
      Obrigada, ainda, pelos cumprimentos pelo dia!
      Bjsssssssssssssss, quérida!
      P.S.: Vou lá no seu canto bisbilhotar! rssssssssssss

      Excluir
  7. Ai amiga,que texto lindo!E eu nem pude vir te dar um abraço pelo Dia do Escritor...meu computador está uma moleza e só posso comentar um pouquinho de cada vez...mas apesar do atraso te dou os parabéns pelo seu dia...escritor não é só quem tem livros publicados,li em algum lugar,e você,com sua intimidade com as palavras,assim deve ser considerada.
    E é bom pensar que estamos no meio de nossa eternidade,amiga...nos dá um novo alento e uma vontade maior de viver.
    Cada vez que leio vc sinto como se estivessemos em sua cozinha,pertinho de um fogào aceso,jogando conversa fora,até o dia clarear.

    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida Leninha!
      Obrigada pot todas as coisas lindas que escreveu!
      Também achei ótimo pensar que estou no meio da minha eternidade! É como vc falou: reanima, joga a gente pra frente, pra cima, nos faz crer em infinitas possibilidades!
      Já lhe falei: pode vir pra cá, pro meu apezinho, a gente vai contar causo a balde!!! rssssssssssssss
      Bjsssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  8. OI CLÉA!
    TENHO VINDO AQUI E SEMPRE ME DIVERTIDO MUITO.
    HOJE, LEIO ALGO SÉRIO E DE MUITA VERDADE, PARA QUE PENSAR EM TEMPO?
    PRINCIPALMENTE DO QUE FALTA, O TEMPO É PARA SER NOSSO ALIADO, FAZERMOS DELE UMA ETERNIDADE E PRONTO...
    ABRÇS AMIGA

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Zi!
      De um modo geral, gosto mesmo de contar casos alegres.
      Penso que rir ainda é o melhor remédio (pelo menos um dos bons) e fico imaginando a reação das pessoas ao que escrevo: me faz bem imaginá-las rindo ou apenas sorrindo.
      Só que, de vez em quando, como diariamente na vida, surge um ponto de reflexão e aprendizado.
      Aí, tb aproveito pra contat a vcs!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  9. Oi amiga, achei seu blog lindo, já estou seguindo e sempre que puder passarei por aqui, trabalho com artesanato em eva, venha conhecer meu cantinho ficarei muito feliz.

    Não deixe de curtir minha página no Facebook se puder tá.....bjs

    valartesdigitais.blogspot.com

    Val

    ResponderExcluir
  10. Oi, Val,
    Obrigada pela visita e por ter gostado do blog!
    Visitarei seu cantinho sim, pode deixar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Querida, voltei (tirei umas fériazinhas nada básicas), mas foi maravilhosa. Devagar estou voltando a ler tudo. Você (nem é preciso dizer), arrasando como sempre. Achei super interessante a colocação do seu amigo, também vou "ruminar" isso melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maristela,
      Que bom que voltou! Estava com saudades!
      Trouxe muitas novidades das férias maravilhosas? Fiquei curiosa para saber pra onde vcs foram! Que horror! rsssssssssssssssss Mulher intrometida eu, né não?
      Pois é, tb tenho ruminado o pensar do meu amigo que, aliás, me agrada muito!
      Bjsssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  12. Minha quérida, préferida....tem tempo que não passo por aqui, mas não te abandono jamais...te tenho profundo apreço e carinho...
    No meio de sua eternidade, guardou metade da tua felicidade e toda a sua sabedoria...Quérida, obrigado por sempre estar por aqui....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda quérida preférida! rsssssssssssssss
      Pois é, sinto sua falta, não demora muito a aparecer não, tá? Também gosto muito de vc garota, Cuclinha da Gostosura!
      Pena que AINDA (RSSSSSSSSSSSS)não sou tão sabidinha quanto poderia, mas dou umas arriscadas, né não? E como estou no meio da minha eternidade, ainda tenho chances! rsssssssssssssss
      Bjsssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  13. Oi Cléa, é a Vi, depois de lutas com computador,kkk, estou de volta, com saudades dos seus textos.
    Meditar sobre a vida é muito bom, as vezes chegamos a algumas respostas, e outras ficamos no meio de tantas indagações.
    Gosto desse assunto eternidade, pois quando cremos em Deus, temos a certeza que aqui é só o começo, uma fração da eternidade que viveremos junto do Pai.
    muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha doce Vi!
      Saudades estava eu de você e da Pepita! Graças que o computador restabeleceu-se (e a Pepita tb, claro!)!
      Tb gosto de ficar nesse papo cabeça sobre a vida, penso que é quando nos obrigamos a mudanças, né não? E, sobre a eternidade, é papo pra mais de metro!
      Bjsssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  14. Olá Cléa!

    Que texto delicioso de ler, pois deixa a melhor das mensagens para o leitor, praticamente um elixir da juventude que todos querem encontrar: o tempo é nosso aliado e não um inimigo!

    Concordo plenamente com seu amigo: estou no meio da minha eternidade! E não importa quanto eu viva ainda, importa que há um passado atrás e um futuro a frente, portanto estou no meio e tenho oportunidades de escrever a minha história, do jeito que eu quero que ela seja! Que importam as páginas a frente, se são poucas, se são muitas? O que importa é que a história seja linda e valha a pena ser vivida e postumamente lida!

    Agradeço sua presença frequente em meu blog, e o carinho que você deixa sempre que passa por lá. Voltarei mais vezes, agora que estou de férias e disponho do tempo que antes me faltava para as agradáveis leituras. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzy!
      Bom, muito bom vê-la por aqui e ler esse comentário maravilhoso a respeito do que contei.
      O tal do valer a pena é que é fundamental: de nada servirá a eternidade para quem não a vive, né não?
      Visitar o seu blog é sempre um prazer! Estarei sempre lá!
      Bjsssssssssssssssss, quérida!

      Excluir

Muito obrigada por participar do meu blog com o seu comentário.
Bjssssssssssssssssssssssss