sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mas quem é essa Brechique da Dodoca?


     
       A primeira vez que ouvi o nome Dodoca achei muito esquisito, sinceramente, esquisitíssimo! Havia chegado da escola na hora do almoço e encontrei umas pessoas que não conhecia no meio da nossa cozinha: eram três mulheres e dois adolescentes. No chão da varanda, aos fundos da casa, algumas bolsas de tecido barato de algodão e uma mala velha. Quem seriam? O que significava tudo aquilo e aquelas pessoas desconhecidas? Não me senti amedrontada não, senti-me confusa mesmo! As caras que via eram sorridentes e simplórias: gostosas de olhar. Uma das mulheres, muito branquinha, exibia um monte de sardas pelo rosto parecendo um arroz doce com canela e seu sorriso era... como descrever aquele sorriso? Ah, sorriso de caipira mesmo, algo entre o tímido e o divertido! A que pareceu-me a mais velha foi logo nos puxando, a mim e às minhas irmãs, e agasalhando num abraço apertado daqueles de quase quebrar as nossas costelas e a mais magrinha, que deveria ser a do meio, ria esganiçado que só! Os garotos? Ah, esses não prestei muita atenção não! Mas as mulheres! Virgem nossa! Incrivelmente adoráveis! Logo estávamos todos rindo e a nossa cozinha encheu-se de vozes finas, até estridentes, com um jeito muito peculiar de articular as palavras. Foi aí...
          - Dodoca do céu, mas que meninas bonitas, sô! 
       Meu cerebrozinho girou, rodopiou e indagou a si mesmo (tentando processar o que ouvia): "Dodoca? Que Dodoca é essa a que essas três senhoras se referem?". Percebendo a confusão estampada em nossas carinhas de meninas da cidade, uma delas perguntou:
       - Ocês num sabia que a mãe de ocês é Dodoca? Pra nós tudo de lá da parentada, ela é Dodoca e desde miúda assim! - Fez uma espécie de marco para determinar que minha mãe era Dodoca desde os três anos, por aí. E caiu na risada, assim como todos ali, olhando nossas expressões surpresas.
       Dodoca... achei tão bonitinho! Nem podia imaginar direito minha mãe criança, que dirá com o apelido de Dodoca! Mas gostei, gostei muito. A partir desse dia, virava e mexia, era assim que eu a chamava. Mas ela tinha outro apelido, que era o diminutivo do seu nome andrógino (Adenir): Nini! E era assim que eu a conhecera até que esses primos do interior invadissem a nossa cozinha naquele dia da minha infância. Também era assim, como Nini, que todos na vizinhança a conheciam. Então, Dodoca era só nosso e só em momentos especiais de carinho, brincadeira e muita intimidade!
       Minha mãe era costureira e das boas! Adorava um laçarote e um babado! E era uma mulher vaidosa, mas de uma vaidade refinada, daquelas que vem de dentro e que jamais se vulgariza. Minha mãe tinha o que costumo chamar de ESTILO: personalidade que se impunha com simplicidade, sabedoria, charme, cuidado. Ela era marcante. Não tinha como não notá-la e admirá-la. Carregava em si um pouco da beleza rebelde da jovem campesina e a beleza doce das moças sonhadoras. Tinha pose. Aliás, essa era uma de nossas brincadeiras: fazer poses e andares! É, ela tinha o andar para a feira, o andar para o subúrbio e o andar para a região sul da cidade, o chique!
       Há um tempo atrás, pensei em fazer um brechó on line. Então pensei que em vez de brechó, chamaria de brechique e, ao pensar em chique, a Dodoca veio que veio, né não? Foi assim que surgiu o nome Brechique da Dodoca! Faltava apenas um desenho que a representasse. Então, a partir de uma foto sua, fiz a ilustração que uso no blog! A princípio, pensei em assinar como Dodoca, mas não era eu, então não consegui. Mas é uma felicidade homenageá-la através do apelido que teve em menina: mantenho-a, assim, eternizada enquanto o blog existir.

       Cléa Siqueira
  
Em tempo: o brechó on line não aconteceu. Resolvi fazer o blog.

40 comentários:

  1. Cléa,

    Que linda homenagem você fez a sua amada mãe! Confesso que já havia me perguntado a respeito do "Brechique" e principalmente em relação ao "Dodoca", já que você assinava como Cléa Siqueira!

    Mas agora você desfez todas as minhas dúvidas e ainda me encantou com sua linda lembrança da infância! A propósito, percebo sua facilidade para relatar momentos do passado como se eles estivessem congelados, pausados numa tela a sua frente! Você conta os detalhes, faz a gente mergulhar no baú do tempo e ir parar lá do seu ladinho, só assistindo a cena... Agora, por exemplo, vi nitidamente cada uma das primas do interior! E sua mãe, não tenho dúvidas, é a elegância em pessoa!

    Amei o post, Cléa! Homenagem perfeita. Deixo um beijo carinhoso pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzy!
      Pois é, por conta da minha curiosidade (que sou curiosa, não tenha dúvida!) é que fiz esta postagem. Na verdade, já havia pensado em fazê-la há algum tempo atrás, mas surge sempre uma outra coisa que me invade, aí... Mas sempre pensava que as pessoas deveriam querer saber sobre isso.
      Mais uma vez, obrigada pelos elogios ao texto: vindos de vc que escreve com maestria, é de ficar toda prosa! Muito obrigada!
      Bjssssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  2. Matou meu desejo, Cléa. Sempre tive curiosidade de saber o porquê do nome do blo. Muito linda a admiração que você tem por sua mãe.
    A ilustração é bem bonita, você desenha direitinho.
    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucia!
      Ainda bem que matei o seu desejo, né não?
      O desenho dá pro gasto, mas não faz jus à modelo, enfim, fiz o melhor que consegui na ocasião!
      Obrigada,
      Bjsssssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  3. Bom dia Cléa :)
    É uma delícia ler suas doces lembranças,e essa a respeito do nome 'Brechique da Dodoca',eu adorei!
    Uma homenagem e tanto à sua mãe.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Clauzinha!
      Nem deu pra responder antes, fiquei meio atolada aqui!
      Sempre que possível, reverencio os meus amores!
      Obrigada, mais uma vez, pelas palavras carinhosas.
      Bjsssssssssssss, quérida!

      Excluir
  4. Sempre tem um significado atrás de um título.Bacana, gostei da história.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lourdoca!
      Comigo então, de modo geral, tudo tem significado. Sáo os meus eternos porquês!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  5. Acho que não sou tão curiosa quanto você. Desde que te conheci queria saber o porque de Brechique da Dodoca, mas a vergonha não me deixou perguntar. Pronto, você nos contou de forma linda o porque do nome do seu blog. É tão gostoso ler seus relatos...
    Ah, pensei que caipira só existia aqui no interiorrr de SP, tem ai no Rio Também?....kkkk
    Bjs querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristelinha do meu coração!
      Você acaricia meu ego! rsssssssssssssssss
      Tem caipira a dar com pau tb aqui no Rio! Só que eles não falam esses erres todos! Que eu acho bem charmoso, aliás! Mas é uma delícia de ouvir!
      Meus pais eram do interior do Rio de Janeiro. Meu pai veio pra capital (que na época era o estado da Guanabara) antes da minha mãe, que só veio quando casou com ele. Mas essa é outra história legal para contar depois! rsssssssssssssss
      Bjsssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  6. Viva Nini, a nossa querida e amada Dodoca que deixou tanta, mas tanta saudade!!!! Amo vocês! Dedê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meu amorzinho, meu xucrute!
      Viva Nini/Dodoca mesmo! Eternamente em nossos corações!
      Também amo vc demais, demais, demais!
      Bjsssssssssssssss, líndica!

      Excluir
  7. Elucidado o mistério! rsss...

    Brechique da Dodoca, um nome muito bem bolado pra homenagear alguém que sinto que foi muito querida, e com certeza merecedora!

    E que mal pergunte: que fim levou o tal Brechique?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Renata, elucidado e nem precisou de um detetive com investigaçoes sorrateiras, né não? rsssssssssssssssssss
      Obrigada pelo elogio ao nome! Quanto ao tal Brechique está aguardadando a ocasião para nascer!
      Bjssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  8. Além de uma bela homenagem à sua mãe, o nome desperta curiosidade em todos! E isso é muito bom para um 'interagir'. Você narra estas histórias muito bem, tem um traço de grande humor.Você falou do nome andrógino e lembrei de um tio meu que se chamava Ivete! Pô... bota andrógino nisso!

    Beleza de crônica, sempre leio você.O 'Brechique da Dodoca' entrou na minha lista...
    Grande beijo.
    Tais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taís!
      Comecei a ler a sua última postagem ontem, mas me interromperam! Tentei voltar mais tarde sem sucesso e hoje, só agora, consigo chegar aqui no meu: foi um domingo cheio! Mas amanhã me vingo e coloco minas visitas prediletas em dia!
      Penso que tio Ivete é pior que mãe Adenir, né não? rsssssssssssssss
      Você tb entrou na minha lista, menina!
      Bjsssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  9. Cléa querida sempre tive curiosidade de saber de onde veio o nome do seu blog, e como não poderia ser diferente, vc adivinha o que se passa em nossas mentes e trouxe essa linda surpresa e homenagem. Adorei o relato, os apelidos carinhosos que sua familia deu à sua mãe Nini também é tão bonitinho. E que gostoso é saber por intermédio de quem viveu a infância com nossas mães saber que foram carinhosamente apelidadas. Linda homenagem e confesso que sorte a nossa vc ter desistido do Brechó e partido para o blog, foi muito boa sua decisão. Linda homenagem amiga, e linda caricatura. Bjinhos ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida e especial amiga!
      Vc sempre tem palavras tão doces e amorosas! Faz um bemmmmmm!!!
      Na verdade, além de chamá-la de Dodoca e Nini, ainda a chamava de Ninica Pinica, veja só! rssssssssssssssssss Chamava-a assim quando estava na rua e telefonava pra casa e ela atendia. Eu dizia: "Ninica? Pinica?"! Ela ria e eu tb, claro!
      Mais uma vez obrigada pelos elogios ao texto e ao desenho!
      Bjsssssssssssssssss, querida!

      Excluir
  10. Pronto, agora o mistério foi revelado e de uma forma linda de causa e consequência, Cléa.
    Há apelidos tão mimosos que ultrapassam gerações e acho que é este o caso da Dodoca-chique,sempre lembrada no amor de toda família.
    Linda homenagem que fez nascer este espaço especial.
    Bjinhos e ótima semana, querida.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida Calu,
      bom que tenha gostado da revelação da minha homenagem carinhosa!
      E vc está certíssima: Dodoca-chique é sempre lembrada no amor de toda a sua familia!
      Bjsssssssssssssssssssss, quérida e linda semana tb!





      Excluir
  11. Estou conhecendo seu blog nessa madrugada
    adorei conhecer você através da sua postagem.
    Estou seguindo você com muito carinho.
    Uma linda e feliz semana beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Evanir,
      Obrigada por ter vindo e me seguir!
      Tb vou ao seu blog para conhecê-la!
      Linda e feliz semana procê tb!
      Bjssssssssssss, quérida!

      Excluir
  12. OI CLÉA!
    NÃO DIGO QUE TENS O DOM DA ESCRITA!
    OU VENHO AQUI E DOU MUITAS RISADAS OU, ME EMOCIONO.
    LINDA ESTA POSTAGEM, DIVIDIRES CONOSCO, UMA COISA TÃO TUA, O CARINHO PARA COM TUA MÃE,E TÃO CARINHOSO, TERIA QUE EMOCIONAR MESMO.
    DIGA PARA TUA AMIGA QUE, TUDO PASSA, ATÉ AS TRISTEZAS AMOROSAS TEM SEU FIM...
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Zi,
      Às vezes até penso mesmo que sou jeitosa com as palavras! rssssssssssssss
      Obrigada por sua emoção com o meu relato sobre a Dodoca: ela era muito especial mesmo! Ímpar!
      É, nós, que somos mais maduras, já aprendemos que toda tristeza amorosa tem seu fim, mas convencer a quem é jovem e está doendo é fogo! O pior é que ninguém que sofre tem paciência com o tempo, né não?
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  13. Oi Clea!
    Que emocionante essa história!
    É muito bom a gente honrar as nossas raízes. Não é mesmo?
    Parabéns pela atitude de homenagear sua mãe!
    Uma linda semana pra ti, sempre com Papai do céu!
    Bjssss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pri!
      Homenagear meus amores é uma honra sempre! Que bom que vc gostou da história!
      Bjsssssssssssssss, quérida e bela semana tb procê, com as bênçãos de Deus!

      Excluir
  14. Minha querida Edna/Dodoca,

    Que linda a história do seu blog,amiga!E muito merecida a homenagem à sua querida mãe.Fiquei imaginando a sua mãe costurando,como a minha costurava(só para as filhas),com todo aquele cuidado e carinho, tão característicos das mães...principalmente as de outrora, que cozinhavam, lavavam e passavam...e ainda tinham tempo de costurar lindos vestidos, com laços, fitas e babados.
    Você descreveu tão bem,que eu pude imaginar a sua mãe em toda sua elegância e ternura.

    Bjssssss,amiga,
    Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Leninha!
      Nossas mães foram, de fato, muito carinhosas e cuidadosas para conosco, né? A minha ainda tinha que me trançar os cabelos ou montar as carreirinhas de cachos! Uma lindeza!
      Às vezes a minha mãe costurava para algumas vizinhas no sufoco, que não acertavam com costureira nenhuma, mas ela logo avisava que não podiam ter pressa! Coisas de mãe mesmo. Nós do nosso jeito, certo?
      Bjsssssssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  15. Mas que bela porcaria hein....por isso que muitas vezes publico comentários nos blogs e ninguém vê...santa modernidade.
    Disse no ultimo post que temos heranças maravilhosas de nossas mães...e por isso que temos essa afinidade tão grande...obrigado por sempre estar presente...bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha menina!
      Ainda bem que deu para consertar a "bela porcaria"! rsssssssssssss
      Temos mesmo heranças e lembranças maravilhosas de nossas mães e que nos fazem seres humanos mais felizes e corajosos, né não?
      Obrigada a vc tb por estar sempre comigo!
      Bjssssssssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

      Excluir
  16. Isso sim eu chamo de homenagem e amor, parabéns e que Deus conservem vocês assim, seja Dodoca, seja Brechique mas com esse coração cheio de amor ...

    Meu Abraço
    RioSul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago!
      Muito obrigada!
      Vc é de uma sensibilidade enorme, menino!
      Bjssssssssssssssssssss, quérido!

      Excluir
  17. Olá minha amiga, como você sabe firmamos uma parceria com a Equaliv, uma empresa que nos oferece produtos de qualidade que podem nos auxiliar na manutenção de nossa saúde, e nós já fizemos dois posts, um do Ômega 3 e AntiOx que esta na postagem pra você conhecer, e estamos sorteando esse dois produtos, é nossa primeira experiência em sorteios, então vim lhe convidar pra conhecer e participar se assim for do seu agrado ...
    É só conferir aqui ... http://www.riosul2012.com/2012/08/sorteio-no-blog.html

    Meu Abraço pra você,
    RioSul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é claro que vou até lá conhecer os produtos e participar do sorteio, nem duvide!
      Abraços e bjssssssssssssssssssss, quérido!

      Excluir
  18. Cléaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa,
    Vou usar sua marca!
    Mas por que raios eu não me vejo entre seus seguidores, se já segui todas as vezes que entro aqui? De tanto seguir já começo a perseguir
    Beijossssssssssssssssssssssssssssssssss
    Você escreve muito bem, gostoso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena!
      Gostou da marca, né? rssssssssss Que bom!
      Olha, vc aparece, mas não com essa imagenzinha linda, apenas um silhueta! Tb não entendo, aliás não entendo a maioria das coisas que acontecem no blog! rssssssssssssssssssss Comentários somem, depois aparecem, seguidores somem, depois desaparecem, uma doideira!
      Aí, eu que já não sou tão tecnológica, bóio!
      Obrigada por gostar dos meus escritos! Eu adoro suas costuras! rssssss
      Bjssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  19. Oi Cléa, é a Vi, pode se preparar para outra historia, eu pensava que esse Dodoca era dondoca(mulher metida a rica)e que por algum erro ou esquecimento, você não tinha colocado a letra ene,kkk
    Até achava muito coerente, Brechique da dondoca, como interpretamos as coisas de maneiras diferente da realidade?
    Mas voltando a apelidos de mães, a minha também tinha um, acho que o nome Olga devia ser exótico no interior e preferiam algo mais popular tipo Nena.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, meu docinho!
      De fato, nós interpretamos as coisas de acordo com a nossa imaginação! E Dondoca tinha tudo a ver com a sua linha de pensamento, bravo! Só não contava com a minha astúcia, né não??? rssssssssssssssss
      Agora vê que doideira: um nome tão bonito como o da sua mãe - Olga - ser trocado por um apelido! Ainda bem que o apelido Nena tb é bonito e delicado. Parece com o da minha mãe: Nini!
      Bjsssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  20. Ola parabéns amei o seu cantinho super mega especial estou te seguindo para nao perder nadinha que vc tem por aqui....parabéns...

    venha conheçer os meus cantinho sera uma honra para mim...
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    http://ministerioinfantilchrisgipebube.blogspot.com.br/

    um domingo abençoado para todos nós..
    chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chris!
      Obrigada pela visita e por ter gostado!
      Volte sempre que é um prazer! Claro que vou visitá-la!
      Amém!
      Abraço,
      Cléa

      Excluir

Muito obrigada por participar do meu blog com o seu comentário.
Bjssssssssssssssssssssssss