segunda-feira, 15 de outubro de 2012

As Crianças, a Avó e as Professoras


        Lembram da tal festa de aniversário da minha afilhada-neta? É, aquela que seria no dia 26/08 e  que fui pra lá na véspera, dia 25/08? Tenho quase me "torturado" desde o último dia 30/09 por conta disso!
       Ok, sei que não estão entendendo o motivo de tal "tortura" que, na verdade, é somente uma tortura mental, minha, para querer entender algumas coincidências que acontecem em nossas vidas vez ou outra. Tá certo, ainda não entenderam nada, perdoem-me, pareço escrever apenas para os meus botõezinhos do casaco! Rssssssssssssssss  É que fui convidada (e compareci) para um chá de bebê - na verdade, chá de bebês: um casal de gêmeos - nesse dia (30/09) e, pasmem! Ao chegar ao local, quase tive um siricutico: era no mesmo condomínio do tal aniversário da afilhada-neta! Sacaram? Daí a "tortura": qual o motivo de eu ter ido parar no mesmo local em que deveria ter estado já há um mês? Tchan, tchan, tchan, tachan!!! Rssssssssssssssss
       Bem, deixando essa questão da coincidência um pouquinho de lado, o chá de bebês foi de meus... "ex-alunos-netos"? Rssssssssssssss. Estou bem louquinha? Não, quero apenas contar a vocês uma linda e mais ou menos antiguinha história de amor. Que faz homenagem às crianças e aos professores (mato dois coelhos com uma paulada só!).
       Em mais de quarenta anos de magistério efetivo (todo dia e quase o dia todo, a maior parte do tempo), conheci muitas crianças que vi crescerem e tornarem-se adultos. Alguns já maduraram quase como eu (comecei dando aulas em casa, com meus doze anos, então imaginem: tenho ex-alunos com cinquenta, cinquenta e dois anos!), alguns progrediram culturalmente, outros progrediram em suas almas, outros debandaram-se para outros países, outros debandaram para o céu (ou o inferno, se existe). Enfim! Tive a grande benção de conhecer inúmeros seres que me ensinaram o tanto da vida que consegui aprender até aqui! Também devo ter lhes ensinado alguma coisinha, é certo!
       O chá de bebês em questão foi dos filhos de uma ex-aluna que tornou-se filha! Não por necessidade que, graças a Deus, ela tem uma família amorosa e unida que a criou com desvelo, paciência e carinho transformando-a em uma mulher maravilhosa! Vanessa, este é o seu nome, entrou na minha vida com onze anos, na quinta série, atual sexto ano. Convivemos por todo o segundo segmento do primeiro grau! Ela era daquelas alunas dedicadas, delicadas, criativas e que tinha, e tem, um monte de virtudes! Mas julgo que a mais importante virtude que a minha querida filha-aluna possuía e possui  é a coragem! Ô menina valente! Para ela não tinha,  e não tem,  tempo ruim. Daí que tudo o que eu inventava naquela escola, de festa à exposição, de passeio ou de faxina, de pintura ou arrumação, podia contar com a sua presença insubstituível!
       Essa criatura valente me conquistou em definitivo com algo bem íntimo: o seu diário! Naquela época, as meninas tinham um frissom de dar, às pessoas que gostavam, uma página dos seus diários para que escrevessem alguma mensagem para elas. Virava e mexia, algumas meninas me pediam que escrevesse em seus diários e não foi diferente com Vanessa. A não ser por um detalhe: ela me entregou o seu diário já próximo ao horário de irmos embora. Não tive outra alternativa senão a de dizer-lhe que não daria tempo de escrever, a menos que ela me permitisse levar para casa e lhe trouxesse depois. Concordou sem a mínima resistência!
       Após o jantar daquele dia, peguei o bendito diário para cumprir a tarefa que havia prometido, mas... não resisti! Folheei, pelo menos, a metade daquele diário rosa! E fui me deslumbrando com as colagens, desenhos, rabiscos, frases, tudo! Havia uma página com vassourinhas desenhadas (tudo por ela mesma!) onde uma frase se destacava em letras decoradas e coloridas : "Ufa! Hoje é dia de faxina!", preciso dizer que amei? E todo aquele diário era uma delícia de ler e de olhar, de futucar, de vasculhar, de se perder! Ah, gente, não escondi, não! Contei tudinho pra ela quando devolvi o caderno rechonchudo (de tantas coisinhas coladas, até papel de bala!)! Pedi desculpas, inclusive, melhor, perdão! Pela indiscrição, mas é que era tão tentador! Rsssssssssssssss Ela tirou de boa! Ficou meio vermelhinha, sorriu tímida, os olhos brilharam, mas ali, nos conquistamos em definitivo:  aprendemos mais uma da outra e, penso, começamos a ter certeza de que a nossa amizade era para sempre!
     De lá para cá, estive em sua formatura pela UFRJ em Letras, na sua tese de Mestrado, parabenizei-a e emocionei-me com seu ingresso para o quadro de professores do Colégio Militar e torci muito, à distância, na defesa de sua tese de Doutorado! Ah, e fui vê-la casar: uma das noivas mais belas e felizes que já vi! Ela é ou não é uma mulher de coragem? E, agora, está grávida dos meus primeiros "netos" gêmeos! Muita felicidade! Uma estréia de tirar o chapéu! Dela, como mãe, e minha, como avó, afinal é a primeira vez que sou avó de gêmeos! Rssssssssssssss
       E lá estava eu, novamente, na portaria daquele condomínio: o mesmo que estivera há um mês atrás! Que coisa! O que esse tal de destino estava armando? Bom,  entrei no salão de festas e fui logo tentando me enturmar com a mulherada - que chá de bebês e de panelas é coisa de mulher mesmo, não tem erro! Rssssssssssssssss E me diverti à vera! Delícia pura! A futura mamãe estava bela e em forma, elegantérrima na sua condição de grávida à la Gisele Bundchen! Sério, gente, somente o barrigão a denunciar os pimpolhos! E o meu grupo de brincadeiras, melhor, impossível! Senti-me tão à vontade que contei pra elas da minha aventura de ir a uma festa, naquele condomínio, no dia em que ainda não era o dia! Riram a rodo! Contei-lhes todos os detalhes, inclusive que a tal festa, que acontecera no dia em que fora até lá, teria chope à vontade (fato que, inclusive, deu-me a certeza de que não era a festa de um ano que me convidaram, né?)! Foi aí que uma portuguesa, Olívia, se não me falha a memória, concluiu que naquele dia, a festa havia sido a do aniversário da sua nora! Então  é que rimos muito mais! Mexi com ela afirmando que quero ser convidada para o aniversário do ano que vem! Rsssssssssssss
       Mas... por que fui parar naquele condomínio? Por enquanto escolhi acreditar que já era a minha Festa do Dia das Crianças e a comemoração do Dia do Mestre, afinal, foi presente e homenagem que recebi, e das melhores!  E, como professora que sou, fixei a aprendizagem de que amores são o que importam, que são eles que nos garantem uma infância alegre, uma juventude feliz, uma maturidade responsável e uma terceira idade serena e cheia de risos!
       Obrigada, Vanessa, Betina e Inácio! Deus os abençoa!

       Cléa Siqueira
      
       

44 comentários:

  1. Oi queridona!
    Parabéns professora.
    Aposto que todos seus alunos te admiravam muito.
    Acho a profissão mais digna que existe, afinal todo profissional precisou de um professor, certo?
    Pena que não seja reconhecida com merece e que hoje em dia as crianças já não respeitem e admirem seus professores como deveriam. Uma pena.

    Lembro desses diários e cheguei a ter um, cheio de figuras coladas, papéis de balas, bombons, rsrs, uma delícia.
    Como sempre fui tímida, jamais deixei algum professor escrever, embora tivesse vontade.
    Tive ótimos professores e uma que se tornou uma amiga de verdade.
    Bons tempos.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha menina!

      Obrigada pelos parabéns pelo Dia do Professor! É, não posso reclamar, de um modo geral, a minha relação com meus pupilos era bem gostosa e divertida! Claro que tinha dias de cão!
      Os diários não eram tudo de bom? rsssssssssssss Eu achei, pena que não estava mais na idade de ter um, daquele jeito, pelo menos!
      Ah, e a senhora tb fez de uma professora uma grande amiga! Não é uma delícia?
      Bons tempos mesmo, Andréa, muito bons tempos!
      Bjssssssssssss, quérida!

      Excluir
  2. Olá amiga
    Então,mais uma postagem bem legal e venho aqui dar pessoalmente mesmo que atrasado, meus parabéns e dizer que sempre aprendo um pouco mais com suas linhas e com as que posta em seu espaço
    Tenha uma terça-feira bem legal

    Abraços,
    RioSul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amigo Thiago!

      Obrigada pelos parabéns, querido!
      Também aprendo muito com suas postagens, que sempre são bem instrutivas e reflexivas.
      Que a sua quarta-feira seja iluminada!
      Bjsssssssssssssssss, quérido!

      Excluir
  3. Oie!!
    Eu sei porque vc foi antecipadamente nesse condomínio aquele dia...
    Era pra vc aprender direitinho o caminho e não se perder por aí!rsrs
    Pelo jeito foi muito bom e vc se divertiu bastante.Que legal!
    Adorei sua postagem.
    Bjs \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Clauzinha!

      Você é um encanto! E descobriu o motivo da tal aparição antecipada no tal codomínio! rssssssssssssssss
      Adorei a descoberta que fez, melhor, impossível! E, de fato, foi ótimo o chá de bebês: diversão garantida! Sem falar que me senti renovada com as vidas que chegam!
      Bjssssssssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

      Excluir
  4. Ai amiga que lindo relato como sempre, e que amizade linda de tantos anos, vc praticamente viu Vanessa crescer como se fosse filha, e hoje tem a satisfação de vê-la feliz e com dois pimpolhos na barriga. Tem coisa mais gratificante? Muito interessante esse lugar que vc ja esteve amiga, coisas do destino. Adorei a história de luta, determinação e vitória da Vanessa, seus pais foram as pessoas principais nessa trajetória, mas a sua presença, carinho e amor, foi primordial. Amei. Bjocas e feliz dia dos professores atrasado. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, minha querida!
      Vc não tem idéia de como o seu comentário é aguardade e faz falta enquanto não aparece por aqui! Essa sua amiga véia gosta dos seus paparicos delicados! rsssssssssssssss
      São histórias como a de Vanessa que me fazem sentir o coração aquecido pelo que pude fazer nesta minha escolha de vida.
      Obrigada!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  5. A minha tese é a mesma da Calu aí de cima...(intrometida, ela foi mais rápida que eu...). Mas só pode ser isso. Ah, e outra coisa: acho que te traumatizou tanto ir numa festa em dia errado que agora você tá exxxxperta....kkkk.
    O jeito é rir...kk
    Bjs querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristelinha do meu coração,

      Se eu não ficar exxxxxxpertinha, vou perder o trem da história ( enão apenas os dias das festas! rssssssssssssssss)
      Com certeza que o melhor é rir, e foi o que fiz: transformei o furo em piada!
      Bjsssssssssss, querida!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Tudo bem Maristelinha, a Clau é um docinho e entende o erro de digitação, não se preocupe, ok?
      Eu é que sou metida e estou respondendo por ela, né? rsssssssssssss
      Bjssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  7. Minha amiga, como você tem tanta história bonita pra contar...poder te ler é um prazer, você consegue fazer de fatos cotidianos contos interessantíssimos, e o carinho que você coloca nas suas palavras nos conquista.
    Parabéns à você pelo dia dos Professores que passou a pouco, e à Vanessa, pelos gêmeos, e por ter tido a oportunidade de ter você na sua vida,

    Meu abraço,
    Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, meu bem!

      Olha só: "vermelhidei"! Rsssssssssssssss
      Garota, quanta palavra bonita para mim! Só não "vermelhidei" mesmo, pra valer porque a cor moreno pálido de minha pele não "vermelhida"! rssssssssss
      Obrigada, muito obrigada, pelas palavras que me validam, pelo cumprimento ao dia dos Professores, pela presença frequente e carinhosa!
      Bjssssssssssssss, quérida!
      Bom dia e Deus a abençoa!

      Excluir
  8. Oi Cléia, ontem à noite passei algumas horas lendo alguns posts antigos. Conheci mais de você e me identifiquei mais ainda. Ainda vou ler mais!
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena!

      Se você passou algum tempo lendo posts antigos, é porque não está ruim, né não?
      Vc tem razão: temos muitas identificações, a começar pelo amor à costura (embora eu não tenha o seu talento para tal!)!
      Bjsssssssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

      Excluir
  9. Oi Cléa!
    Você deve ter sido daquelas professoras que marcam a vida do aluno, pelo carisma e inteligência. Imagino suas aulas pela forma como você escreve e se coloca por aqui, deviam ser contagiantes.rsss
    E que coincidência não? É, Deus escreve certo por vias tortas.rsss
    Amei o post!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valéria!

      Penso que minhas aulas eram bem legais mesmo, pelo menos por um bom tempo. Os últimos anos, já próximos à aposentadoria, com todas essas mudanças sociais que enfrentamos, com a decadência da família e com a ascenção das drogas... foi muito dolorido para mim. Sentia-me nadando contra a maré e, se assim não estivesse, ainda estaria trabalhando, mas... era eu ou eles! Podia ter enfartado ou tido um AVC na frente de um monte de jovens atormentados e sem caminho, acredite!
      Mas a maior parte do tempo, graças a Deus, foi muito feliz!
      Maravilhosas recordações!
      Bjssssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  10. Amiga brechique,

    Parabéns pelos anos de Magistério! Parabéns por seu dia, nesta semana!
    A história compartilhada mostra muito bem a mulher especial que você é, daquelas que não apenas passa, mas fica na vida de seus alunos! Mais do que isso, entra para a família! Adorei saber dos netinhos gêmeos, parabéns por eles também! Afinal, deve ser uma enorme emoção ser avó-professora de gêmeos! rsrsrs

    Como sempre, sua história foi pura diversão e eu fiquei aqui rindo de suas confusões... mas confusões que dão certo, não é mesmo? Aposto que ano que vem, além do aniversário da afilhada, você tem festa pra tomar chopp com as novas amizades que fez no condomínio... rsrsrs E essa vida social intensa segue firme, né não??? rsrsrs

    Beijo, querida, muita festa para ti!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzy, minha lindinha,

      Obrigada (isto está ficando repetitivo! rsssssssssssss) pelos parabéns, aceito-os honrada!
      É curioso, Suzy, porque não sou saideira, digamos assim. Gosto de estar em casa, mas vivo uma época de solicitações que tem me dado muitas alegrias e muito a observar, pensar, aprender. Disso eu gosto muito.
      E como sou, ainda, meio arrogante, julgava (veja você!) que já não tinha mais nada a fazer de importante, tipo missão cumprida! Aí, a vida me pega pelas perninhas finas, me revira, me sacode e me põe pra agir, pra servir, pra participar! Um puxão de orelhas em quem vive dizendo que a vida é ação, mas que queria sombra e água fresca, imagina!
      Bom, né não?
      Bjsssssssssss, quérida, muita festa pra você também!

      Excluir
  11. Cléa,
    vc foi atraída pro tal condomínio pelo amor imenso que sempre doou á família e aos alunos.Raízes de carinho que o tempo alimenta mais e mais a árvore daí nascida;frondosa, copada, centenária.
    Parabéns a você pela presença querida no magistério e principalmente no coração de seus alunos!

    E, menina, esta tua agenda está cada vez mais movimentada.Te prepara pro ano que vem, viu?Os gêmeos, novas amigas...

    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Calu,

      Vc me fez lembrar de um dos últimos comentários da minha mãe sobre mim, mas que achei exagerado! Ela disse que o que mais eu tinha dentro de mim era amor! Só de falar disso me emociono, eu não tinha noção de que ela me via desse modo!
      E vc fala isso de mim... será que sou assim? Ah...
      Viu? Vou ter compromissos pra caramba! Rsssssssssssss
      Bjsssssssssssss, quérida!

      Excluir
  12. rsrsr, Dodoca... suas histórias são tão gostosas, a cada dia gosto mais !!!

    Quer dizer que dessa vez chegou na hora e no lugar certo né ??

    Queria ter sido sua aluna também !!!!

    Bjus 1000 querida !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pepita do meu coração,

      Se eu tivesse sido sua professora não ia ter pra ninguém! Imaginou? A gente ia falar mais do que a boca, criatura! Não ia dar chnce pra mais ninguém, sem falar que só ia dar nós pintando, bordando e saracutiando! rssssssssssssssssss
      Acho que treinei, né? Aí, deu certo e cheguei no lugar direitinho e na hora! rssssssssssssssssss
      Bjssssssssss, quérida!

      Excluir
  13. Cléa, você foi 'talhada' pra ser professora! Suas aulas devem ter sido maravilhosas com esse seu espírito. Lembro que tive umas 'profes' assim, integradas e queridas. Que faziam bagunça. E esse é o espírito da vida alegre. E que hoje deve continuar. Mas que você faz confusão... Cruiz-credo! rsrs E viva a alegria! Olha...lembro desses diários!!! rsrsrs

    Grande beijo
    Tais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Taís!
      Ah, se fui talhada, não sei, mas tb, na época em que fui fazer Escola Normal, as opções profissionais para mulheres (e pobres) eram pouquíssimas!
      Daí que o caminho de ouro era ser professora mesmo! Mas é certo que sempre procurei fazer direitinho, com entusiasmo - claro que haviam os dias de loucura, de vontade de mandar tudo para o ar!
      Ah, coitadinha de mim, não faço tanta confusão, não! A confusão é que se faz em mim! Rsssssssss
      Bjsssssssssssss, quérida!
      P.S.: Gostaria de ter "visto" o seu diário! Rsssssssssssssss

      Excluir
  14. OI CLÉA!
    COMO PODERIA ALGUÉM NÃO GOSTAR DESTA FIGURA, EXTROVERTIDA, ATRAPALHADA, ALEGRE, COM UM CORAÇÃO DO TAMANHO DO MUNDO E PROFESSORA AINDA?
    ASSIM TE VEJO...
    ABRÇS AMIGA
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zi, querida!

      Desenvolvi a "síndrome do clown", manja? Aprendi (e não tinha outro jeito, porque virar jiló eu não queria!) que rir é um excelente remédio! Então, às vezes, o coração está apertado feito uma noz, mas como o bom e velho palhaço, lá vou eu pro picadeiro tirar sorrisos da platéia. Que é ela que me fortalece.
      Obrigada pelo olhar doce sobre mim.
      Bjsssssssssssss, quérida!

      Excluir

  15. Olá Cléa,

    Ler você é tudo de bom. Seu bom astral ressalta de sua escrita.
    Imagino a sua excelência como professora. Além de boa mestra, também próxima dos alunos, a ponto de construir vínculos fortes com alguns, como a Vanessa, que passou a ser sua filha do coração. Parabéns a ela pelos gêmeos e a você pelos futuros "netinhos".
    Há professores que marcam nossas vidas e você, com certeza, pelo exemplo da Vanessa, deve ter ajudado a construir a história de muitos dos seus alunos.
    Parabéns pela honrosa profissão escolhida.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera,

      Como respondi para Zi, no comentário acima, o bom astral é opção! Acredito no poder de nossas escolhas. Mesmo sabendo que não definimos tudo, creio que, escolhendo a alegria, as coisas se tornam mais leves e palatáveis.
      Meu coração vive exposto até na raiva que sinto: tenho uma dificuldade enorme em disfarçar sentimentos! Portanto, se gosto, aproximo-me mesmo e me declaro! Rsssssssssssss
      Obrigada pelos elogios, pelos parabéns e, claro, por sua delicada atenção!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  16. Olá amiga
    Vim aqui é muito gostoso, ter você como amiga, um privilégio, pois você nem imagina como é bom " viajar ' nessas suas linhas. Parabéns sempre

    Abraços,
    RioSul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amigo Thiago!
      Maravilha que vc gosta de viajar com minhas linhas!
      Muito obrigada!
      Bjsssssssssssssssss, quérido!

      Excluir
  17. Oi, Vera. Cheguei até aqui através do blog Trocyn Bão. Gostei muito do que li, vou ficar por aqui e conferir tuas próximas postagens!
    Grande abraço e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sônia!
      Não sou Vera, desculpe-me. Mas, mesmo assim vc gostou do que viu e leu e ficou! Isto é ótimo!
      Grande abraço e ótimo fim de semana procê tb!

      Excluir
  18. Olá boa noite minha amiga, hoje vim oferecer a você o selo Dardos, recebi esse premio e quero dividir com você, passe no blog e pegue o seu se assim desejar.
    Mas saiba que é com carinho que lhe ofereço.
    Tenha uma noite perfeita,

    Abraços
    RioSul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Thiago!

      Obrigada pela delicadeza! Assim que conseguir (se der certo a minha tentativa) resgato o meu selo!
      Mas, obrigada mesmo é pelo carinho!
      Tenha SEMPRE dias e noites perfeitos!
      Bjsssssssssssssssss, quérido!

      Excluir
  19. Gente, mas que texto gostoso de ler! Adorei, Cléa. Meus parabéns pelo escrito e principalmente pelo profissionalismo-amigo, denunciado pelo belo caminho junto a sua aluna! Muito lindo mesmo esse carinho todo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo!

      Perdoe-me demorar tanto a responder-lhe, mas estou no meio de um furacão, imagine! Que passa, claro, como tudo.
      Já fui lá no seu blog "fuçar" um pouquinho e fiquei encantada! Se não estivesse tão embolada me perdia lá dentro com o maior prazer. Mas volto, ora se não!
      Obrigada por ter vindo, por ter gostado e por ter ficado!
      Obrigada, ainda, pelas palavras delicadas sobre mim e minhas histórias.
      Bjsssssssssssssss, quérido!

      Excluir
  20. Minha querida Cléa,

    Adorei mais esta história de festa no malfadado condomínio...e aida bem que desta vez, sem sobressaltos e medos.
    Sabe, amiga, a gente que é professora(mesmo aposentadas a gente É), sempre tem histórias para contar, mas a sua com esta aluna/fiha é muito linda e comovente.Você deve ter sido daquelas mestras que os alunos elegem "Meu tipo inesquecível".Lembra da revista Seleções?
    Os meus alunos ficaram para trás na cidadezinha de Minas na qual hoje só vou como visita...eu os vejo e são simpáticos senhores e senhoras, alguns já com netos, e é uma realização vê-los bem. Nas Memórias vou lhe dedicar um capítulo.

    Mas vim hoje para lhe convidar para uma festa no blog Tudo a Ver, onde será recebida com uma bela sonata.É o aniversário de uma amiga e quero que sua presença abrilhante a festa.

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Leninha,

      Não sei se chegarei a tempo para a festa, mas seu convite me honra, engrandece e acalenta o meu espírito.
      Sim, eu lembro do "Meu tipo inesquecível" e, tenho certeza, de que você também poderia estar lá, como exemplo!
      Oba! Vou ler mais coisas nas Memórias! Aliás, viajo nelas!
      Bjsssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  21. Oi Cléa, é a Vi,emocionante esses relacionamentos que se perpetuam por nossa vida.
    Nunca tive diário,acho que um pouco por preguiça, por receios de descobrirem meus "podres",kkkk, e por falta de dinheiro, cadernos só os dá escola.
    Mas tinha inveja das meninas delicadinhas que tinham um diário cheio de frufrus..
    Esse condomínio ainda vai render muitas historias, não é?
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, meu docinho!

      Também não tive diários. Na minha época, algumas meninas tinham, mas, tb como vc, o dinheiro não dava para o caderno extra.
      Mas os da minha época não eram tão cheos de firulas não.
      Tambpém estou achando que esse condomínio vaai aprontar comigo!! rssssssssssssssss
      Bjsssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  22. Oi amiga! Tudo bem por aí? Cheguei aqui movida pela saudade de seus escritos e não encontrei novo texto, espero que apenas pela correria da vida (e eu sei bem como é... estou nesse ritmo intenso atualmente!), mas espero que todos estejam bem nessa sua linda família (nem conheço, mas só de saber sua história com Nini, já sei que são todos lindos!). Deixo um beijo e o meu carinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha doce Suzy,
      É reconfortante reencontrá-la aqui, nesta postagem, querendo saber de mim.
      Você me comove com a delicada atenção, respeito e carinho!
      Obrigada jovem amiga!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir

Muito obrigada por participar do meu blog com o seu comentário.
Bjssssssssssssssssssssssss