quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Porque vieste!



       - O que queres, afinal? O que queres de mim ainda? Por que vieste? - perguntou o homem algo assustado.  
        Ela não esperava aquela crueza direta. Era como se quisesse fazê-la doer mais do que podia... por quê?
         - Por que vim? - O tom de voz, trêmulo e baixo, denunciava a dúvida que tivera em chegar até ali e a fragilidade do gesto impulsivo. Por que viera?! Ele sabia! Por que perguntava? Por que a constrangia deste jeito? Por que fazê-la sentir-se inútil por ter ido?
         - É! Deves ter uma razão! Por que vieste? - Fitava-a fundo e sorria com ironia amarga.
       - Queria ver-te... - respondeu vasculhando-lhe o rosto: olheiras, cabelos desordenados, barba crescida, rugas riscando-lhe a testa, os cantos dos olhos, o contorno dos lábios. Parecia mais velho, mesmo com aquele sorriso que lhe pareceu esgotado como ele.
        - Queres o quê? Responda! Queres me ver sucumbir aos teus encantos, implorar tua volta, dizer que a vida é impossível sem ti? Não é isto? Então, queres que te abrace, que te beije, que te agarre... queres ir para a cama comigo! Foi por isto que vieste? Para que te dê prazer?
       Sentiu-se violentada. Voltou-se de costas para ele e, coração rasgado, escancarou a porta, por onde mal entrara, querendo passar por ela como quem se joga para fora de um fogaréu...
        Não podia ser, espantava-se ele:  o que será que ela queria? O que poderia querer? Tudo fora tão definitivo! Não emitira som algum ao abrir a porta do apartamento para ela, apenas olhou-a entrar na sala... temerosa? Estaria com algum tipo de medo? Viu, de início, apenas os olhos quase saltando... depois a boca entreaberta como a indagar sobre algo que hesitava saber. O que queria? O que poderia querer? Não, não lhe permitiria notar a falta que o esburacava por dentro, manter-se-ia firme, seria até cruel... se conseguisse, estava decidido!
        Por isto jogara-lhe no rosto o desejo... não o dela, mas o seu próprio desejo que já não domava e que queria plantado dentro dela a queimar, a furar, a destroçar... como fazia por dentro dele! Defendera-se antes que envergasse e se perdesse completamente. Sentira-se vencedor com a expressão perdida que lhe viu no rosto. Aí... incomodou-se com a tristeza larga que surgiu entre eles. Apavorou-se quando a viu de costas afastando a porta que sequer fechara: sairia novamente sem que tentasse retê-la por mais um pouco? Poderia perdê-la novamente? Iria deixá-la seguir sem...
        Puxou-a pelo braço, firme e docemente. Encostou-a em seu peito doído e suspirou dentro de seus cabelos... o perfume! Beijou-lhe a testa, afagou suas costas, sussurrou em seu ouvido:  
        - Graças a Deus que vieste! 

        Cléa Siqueira

34 comentários:


  1. Olá Cléa,

    O amor sempre fala mais alto. Ainda bem! Pra que sofrer por orgulho? Tudo passa, menos a dor da ausência do ser amado.

    Adorei a leitura.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera!

      Infelizmente, já vi bons amores viverem de lembranças por conta do orgulho! É incrível, mas tem quem prefira estar só do que conciliar!
      Minha mãe usava uma expressão muito curiosa para isso : "morro teso, mas não perco a pose!", frase predileta de quem preferia o caminho da solidão a um pedido de arrêgo!
      Bjsssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  2. Lindo seu texto. Quero mais.

    Bjs querida, bom findi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Maristelinha do meu coração!

      Claro que tem mais, só que é feito remédio de homeopatia: doses curtas pra não sobrecarregar! rsssssssssssss
      Bjssssssssssss, quérida, bom findi procê tb!

      P. S.: Eu e a net estamos em pé de guerra! Ontem ainda consegui postar depois de muito tentar, consegui fazer dois comentários nas amigas, depois... mais nada! Hoje novamente! Vou tentar agora!

      Excluir
  3. Boa noite Cléa querida!!
    Eu li o texto imaginando (e torcendo),que ele cedesse...
    Afinal se ela se arriscou em procurá-lo,custava ele deixar o orgulho de lado?!?
    Tomara que ambos ouçam a voz do coração...
    Bjs!
    Bom fim de semana \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clauzinha meu amor!

      Torcida sempre é bom, né?
      Quando nos arriscamos na busca é sempre uma temeridade: o tiro pode sair pela culatra! Nunca se sabe do pensamento, vontade e disposição do outro, até imaginamos, mas saber, saber, saber, é outra história!
      Só que quem não arrisca, também não petisca!
      Bjssssssssssssssss, quérida, bom fim de semana procê tb!

      Excluir
  4. Quando o amor é real, supera o orgulho, a mágoa e reina absoluto entre as peles que se reconhecem.Inútil refutar o que grita no silêncio.

    Cléa,
    a narrativa rica em cada gesto que o sentimento provocava nele, me trouxe ansiedade aqui na platéia.Pense num roteiro, amiga.
    Òtimo fim de semana.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Calu,
      Já não sei, a esta altura da vida, o que é amor real! O que é amor verdadeiro! Mais real que amor que tem orgulho e, por tê-lo, recusa a felicidade? Se tem orgulho não é amor?
      Ai, querida, tenho me perguntado muito sobre isso de amor de verdade! Podemos dizer que não foi de verdade porque não perdoou e aceitou a volta? Questões, amiga, questões.

      Nunca havia pensado nisso de roteiro, mas é assim que funciona quando escrevo: meu olho é como a lente que descreve a cena. Isto eu já havia sacado em mim. Só.
      Ótimo fim de semana procê tb! Boas eleições!
      Bjsssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  5. Minha querida Cléa,

    Teus contos são dignos de serem publicados, de se transformarem em roteiros para casos especiais, novelas ou filmes. Eletrizante esta tua história,amiga.Muito bem elaborada e de altíssimo nível.

    Bjssssss,
    Leninha

    http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leninha, minh querida,

      Obrigada por me estimular e considerar tão bem os meus escritos! Como disse acima, à Calu, não havia pensado nessa coisa de roteiro, mas sei que sou bastante descritiva, que meu olhar é como a lente da câmera vasculhando as possibilidades.
      O que vcs me falaram dá-me tratos à bola! rssssssssssss Vou pensar bem a respeito!
      Bjsssssssssssss, quérida!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Leninha,
      Sou pisciana, o que não me falta é romance! rsssssssssssss
      Bjssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  7. Concordo com Leninha: está demais de lindo! Adoro a sua presença .! Grande abraço, querida! Lindo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Luiza!
      Obrigado, vc é muito gentil!
      Também gosto muito de sua presença!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  8. Cléa, já publicou algum texto fora do blog? Escreves muito bem, com narrativa viva, melhor do que muitos escritores consagrados que lemos por aí. Eu adoro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena!
      Há uns doze anos atrás, andei colocando uns textos no site Usina das Letras, não sei se vc conhece. Penso que coloquei lá uns dez ou doze textos, mas, recentemente, lembrei-me e fui fazer uma visitinha ao tal site. Para surpresa minha, apenas dois contos estão lá! O resto? Não sei!
      Obrigada, mais uma vez, pelas palavras de elogio: às vezes meu texto funciona, dá certo, mas em outras... fica uma droga! rsssssssss
      Bjssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  9. Ai amei o final Cléa, vc deveria escrever um livro, quando cai se convencer disso? Bjos minha escritora preferida!! Um lindo finalzinho de domingo e excelente semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, minha querida amiga Josy!
      Estou com tanta saudade de vc!
      Amou o final, né? Gente romântica dá nisso! rsssssssssssss
      Só escrevo o livro se vc prometer que estará na tarde de autógrafos, ok?
      Semana excelente procê tb! Continuo com problemas com a net, passei o dia inteiro tentando responder ao seu comentário, acredita?
      Bjssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  10. Olá, Cléa!
    Todos que passaram por situações semelhantes dizem que o amargo, o que marca para o resto da vida não são os felizes dias vividos, mas a separação! Aí entendo tantas idas e vindas... O último adeus deve ser dolorido demais, uma flecha que sangra por muito tempo, ninguém é de ferro. Foi um sonho desfeito. Isso se o amor existir. Que parece ser o caso. E o que você narrou foi exatamente uma tentativa de não dizer adeus. Foi uma vontade imensa de não sucumbir. E parece que deu certo.
    ótimo, adorei!
    Grande beijo, amiga.
    Como sempre... mandou muito bem!
    Tais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taís!
      É aquele momento em que a ausência do outro fica insuportável e, então, você pede arrego! Algo com temor, afinal o risco da rejeição está no ar, é uma das possibilidades. Só que a dor de não estar junto é maior!
      A hora de correr riscos. É do que é feita a vida, né não?
      Bom que gostou, quero continuar mandando bem! rssssssssssss
      Bjsssssssssssssss, quérida amiga!

      Excluir
  11. Oi Cléa!

    Narração perfeita! Fiquei aqui esperando, pensando no que aconteceria a seguir... ela, arrebentada por dentro, sairia correndo porta afora? Ele, durão, permaneceria fiel a sua decisão de não se deixar seduzir? Mas que bom, um final feliz! Ou seria a decisão de protelar um fim inevitável?! Tão complicadas as separações... tão dolorosas sempre!
    Bom seria se as pessoas certas se encontrassem e se reconhecessem, e as "erradas" nem tivessem tempo de desenvolver um relacionamento, para não sofrerem mais adiante... Mas, bem sabemos, é das dores da vida que extraímos a sabedoria!
    Boa sorte ao seu casal, adorei a história!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suzy!

      Adorei essa sua idéia de as pessoas certas se reconhecerem! Coisa de romântico mesmo! Pena que impossível? Ou graças a Deus que impossível?
      Como você disse, perfeitamente, é "das dores da vida que extraímos sabedoria!" e desencontros e despedidas e reencontros e tentativas é que nos fazem saber o que não é utopia.
      Também torço pelos meus personagens, como torço para todos os amores não vividos por conta do orgulho dos amantes! Que renasçam! Que se redescubram! Que se confessem!
      Bjsssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir

  12. Olá quérida (já usurpando sua expressão-rsrsrsrs),

    Obrigada pela visita alto astral. Sabe que sinto você como uma pessoa bem positiva?

    Vim desejar-lhe uma ótima noite.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Verinha quérida!

      Usurpe à vontade, vamos fazer muitos quéridos nesta internet, né não?
      Visitá-la é um prazer, é um momento de refrigério e de reflexão.
      Quanto a eu ser positiva, procuro ser sim, menina. Para mim, a vida tem que ser levada com o máximo de leveza, o que não significa que não amarre meus bodes ou me enraiveça. Só que julgo que os meus amigos, meus amores, meus conhecidos, ah, ninguém tem que sofrer por isso.
      Então, às vezes, estou triste com alguma coisa ou preocupada, mas não dou força pra esses sentimentos não, até porque tenho tantas bençãos que seria uma tremenda mesquinhez de minha parte deixar-me arriar por conta de alguma dificuldade!
      Bjsssssssss, minha quérida! Deus a abençoa!

      Excluir
  13. OI CLÉA!
    DANADA!
    ME DESTE UM SUSTO, PENSEI QUE ELE A DEIXARIA IR EMBORA, DA VIDA, AGORA SERIA.
    AINDA BEM QUE NUM MOMENTO DE HUMILDADE(É O QUE FALTA QUANDO ACONTECE UMA BRIGA ENTRE O CASAL),ELE A ABRAÇOU, GANHOU AÍ.
    MAS, TU ESTÁS CADA VEZ MELHOR, TEXTO BRILHANTE E ENVOLVENTE.
    PARABÉNS.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Zi!

      Quer dizer que lhe assustei? rssssssssss Adorei o "DANADA"!
      Vc é muito sábia, Zi! Não tinha me ocorrido que era humildade o sentimento que desataria aquele nó!
      Verdade! Se usássemos mais a humildade, nos relacionamentos, para admitir o erro, a falta, a importância, de fato muitas brigas perderiam o sentido! Maravilhosa percepção, menina!
      Ler vc dizer que estou cada vez melhor, aquece meu coraçãozinho e põe o cerebrozinho doido para criar mais! Obrigada!
      Bjsssssssssssssssssss, quérida! Deus a abençoa!

      Excluir
  14. Boa tarde amiga
    Sempre gosto de vim aqui e ler seus textos, mesmo que muitas vezes nem me de tempo de comentá-los, mas acredite que é sempre gostoso vim aqui e ler cada linha que você posta

    Abraços,
    RioSul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Thiago!
      Como é bom recebê-lo aqui!
      A recíproca é verdadeira: tb gosto muito do seu blog, daquelas postagens tão informativas e sensíveis e que, às vezes, nem consigo comentar (vc posta muito, garoto!)!
      Obrigada e continue vindo, sempre vai ter um casinho e uma historinha, sou do tempo de conversas no portão ao fim das tardes!
      Bjsssssssssssssssssss, quérido!

      Excluir
  15. Oi Cléa!
    por um momento pensei que tudo estava perdido, mas que bom que o verdadeiro amor a tudo vence. Maravilha de conto!
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valéria!

      O amor, às vezes, se esconde. E se esconde tão bem que nem quem o sente sabe mais que o sente! A raiva, a intolerância, a irritação, o tornam invisível! É quando abrimos portas no nosso coração para sentimentos ruins, mas, se tivermos humildade, como bem disse a amiga Zilane Célia, para nos entendermos com o outro, aí, o reencontro!
      Graças a Deus que sempre é possível para quem se entrega!
      Bjsssssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  16. Oi Cléa, é a Vi, sua danadinha.. percebo sem duvidar, seu talento para escrever "Mil tons do vermelho", pois dizem que o vermelho representa o amor..
    Fala serio amiga, se ela foi lá não era para trocar figurinhas né não?
    Pedir pensão?, talvez?, mas se fosse dinheiro, ela diria logo..
    Homem é meio lerdo, ainda bem que esse ai despertou a tempo.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, meu docinho!

      Verdade, homem é meio lerdo mesmo! A começar que não gosta de verbalizar o que sente, daí cria cada desentendimento desnecessário, né não?
      Mas quando "despertam" são tudo de bom! rssssssssssssss
      Ah, falar do amor... "mil tons de vermelho", gostei disso! Dizem, também, que fala bem do amor quem não o sente! Isso já me fez sentir tão mal!!! rsssssssssss
      Bjsssssssssssss, quérida!

      Excluir
  17. Essa Dodoca, toda trabalhada nas emoções !! srrsrs

    Andei sumida, mas não pense que não leio seus posts viu, aliás adoro !!!

    Bjus 1000 queridona !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pepita do meu coração!

      Espia só: tenho os pés no chão, mas o meu coração é o de um poeta vagabundo! O corpo tem as marcas do tempo, mas a alma tem todos os sonhos e esperanças!
      Portanto, aí estão as emoções!
      Obrigada por estar sempre pertinho!
      Bjsssssssssssssssss, quérida!

      Excluir

Muito obrigada por participar do meu blog com o seu comentário.
Bjssssssssssssssssssssssss