quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O que fazemos de nós?


        Bem, tenho lido no Face alguns comentários de mulheres sobre deixar ou não os cabelos grisalhos à mostra. No meu modo atual de ver as coisas, penso que devemos escolher sem nos preocuparmos com os olhares alheios. Porque eles virão e nem sempre serão agradáveis: as próprias mulheres, em sua maioria, é que implicam com essa questão. E outro lado a ser considerado é aquele em que a possibilidade de você se achar um cocô, quando se olhar grisalha, é muito próxima, quase palpável! Portanto, não o faça se a sua auto estima ainda fica abalada com o tempo exibido através dos seus cabelos. É dar tiro no pé, penso eu.
       Já fazem dois anos e meio que não pinto os meus cachos rebeldes.  Mas só na segunda tentativa de mantê-los "in natura" foi que gostei deles e de mim com eles (tinha tentado há uns seis anos atrás, sem sucesso). Somos já uma excelente dupla! Nem consigo mais imaginar-me pintando os pobrezinhos! 
       Ah, mas nessa leitura que fiz dos comentários do Face sobre os cabelos brancos, percebi que a maioria das mulheres julga o cabelo grisalho mais aceitável, charmoso e até bonito e tentador, quando estão sobre cabeças de fios aparentemente macios, lisos e circundando rostos já padronizadamente classificados de bonito. O que é a beleza? O que é uma mulher bonita? Já até fiz essa pergunta na postagem de 23/10/2011 (Mulher Bonita).  Portanto, partindo desses comentários "ah, mas com aquele belo rosto, né?", fico me perguntando: e as negras, as mulatas, as encardidas como eu (é aquela cor ocre pálido, as "amarelinhas" como as pilhas Rayovac), as que não visitam regularmente um bom cabelereiro, nem grana pra isso têm, elas nunca serão bonitas em sua maturidade grisalha? Meus cachos rebeldes que adornam meu rosto maduro em cujo centro repousa um nariz de batata, tiram-me a condição de ficar bonita com minhas cãs? A presidente do FMI, Christine Lagarde, mulher inteligentíssima e de notória capacidade, haja vista o cargo que ocupa, não é uma mulher de belos traços para os padrões classicos e também os atuais de beleza. Mas é lindíssima! Para mim, é! Tem estilo!
       Então pergunto-me o que houve conosco, mulheres maduras que criaram filhos, têm netos e se não criaram filhos e nem tiveram netos, ainda assim todas pertencem a uma geração que reverenciou e brigou e defendeu e levantou a bandeira da liberdade feminina: de engravidar ou não, ter filhos por desejo, ter orgasmos, ter trabalho em condições iguais às dos homens... fizeram o que de si mesmas para chegarem agora e sentirem-se inseguras de assumir a idade, mas pior, pensarem que podem decidir quem é bonita para usar seus grisalhos e quem deve, por ser feia, esconder os cabelos sob camadas de tinta? Esquisito, muito esquisito. Não entendo. Não de imediato, tenho que pensar mais a respeito.
       O texto abaixo foi minha postagem de 07/10/2011 Senti vontade de tornar a postá-lo quando li o debate despretencioso entre aquele grupo no Face.
       
       
 Os meus motivos

      Quando li a matéria que postei (esta sobre os cabelos brancos das mulheres, em 22/09/2011 - Elas Não Passam Em Branco), não resisti: quis reparti-la com meus amigos. É que resolvi não pintar os meus cabelos há cerca de um ano e meio, mais ou menos. Mas, confesso, antes de pôr em prática a façanha, consultei o meu parceiríssimo amor. A resposta que obtive foi a do parceiro mesmo, aquela que, tinha a certeza, ele daria (afinal, é ou não meu comparsa?), simplesmente respondeu: "admiro-a mais ainda por isto".
     Enfrentei, e enfrento, inúmeras barreiras de inaceitabilidade (esta palavra existe?!). Não é tranquilo este processo de exibir o corpo como de fato ele se encontra. A maioria das pessoas não lhe perdoa por este desaforo, esta ousadia de se mostrar na íntegra, afinal, muita coisa é futucada nesta hora: a juventude que não mais nos pertence (passamos o cargo, ora!), nossos conceitos reais do que é belo (rugas? cãs? flacidez?), sensualidade (não é esquisito ou ridículo nessa idade?)... ! Nesta época em que "matronar"  (roubo o termo de um angiologista que deu entrevista no Sem Censura em 30/09/2011) parece que não combina mais: podemos recorrer a cirurgias e procedimentos vários para iludir o tempo!
    Optei por deixar o tempo mostrar-se através da grisalhice dos meus cabelos. Não é facinho, facinho, senti dúvidas se mantinha ou não a naturalidade destes meus fios encaracolados e muitas foram as tentações e cobranças: via mulheres com cabelos em castanhos douradíssimos, avermelhadíssimos, brilhosíssimos (ai que vontade!); olhava-me no espelho e o meu ar era outro (demorei a sonhar comigo sem os cabelos pintados e ainda acontece, às vezes); e os comentários que ouvi de várias mulheres foi de pedir arrego :"você tá velha!", "vem cá que eu pinto esse cabelo pra você!", "ai, Deus que me livre, parece que você tá doente, desgostosa!" e por aí iam os apelos.
Mas, passadas as primeiras tormentas, consegui. E aqui estou com meus grisalhos à mostra. Livre, leve e solta. Como sempre quis estar desde que os cabelos crespos foram liberados, lá nos fins da década de sessenta, e pude sentir orgulho dos meus cachos. Agora posso sentir orgulho do tempo exposto e comprovado no meu semblante livre de mulher de meia idade.

      Cléa Siqueira

30 comentários:

  1. Ai Clea, sabe que tem horas que a minha vontade é deixar os cabelos ficarem brancos !!!
    É que desde os 18, eles me atacaram... e desde então tenho que tingi-los, mas por pura estética e como vc disse ainda não tenho uma auto estima tão boa que me faça deixa-los brancos, até porque, até eles ficarem totalmente brancos vai demorar, srrsrs

    Mas os padrões impostos realmente tem feito da gente meio que robôs, todo mundo igualzinho !!!

    Adorei o post !!

    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Pepita, que bom tê-la de volta!
      Meu amor, vc, de fato, ainda não precisa "sofrer" nem "ruminar" essas minhas questões: é mais jovem, ainda tem muito que brincar de pintar o cabelo! rssssssssssssssssss
      Meu texto fala de mulheres mais maduras (cascudas tipo eu! rssssssssssss) que deixam visível as dúvidas que as incomodam e as justificam dizendo que se tivessem um belo rosto até deixariam os cabelos brancos expostos! Isto é que não compreendo!
      Mas o mais importante em toda a questão é aceitar o próprio jeito e estilo! Cada uma de nós tem o seu! Quem não consegue deixar a idade exposta em seus fios não tem que se preocupar, é só continuar pintando e pronto, mas não tem que julgar quem os assumiu e afirmar que só fica bem quem é bonita e os tem belos e bem cuidados (só mantê-los limpos não é cuidar?).
      Ah, e tem que sacar quando estamos fazendo o que de fato queremos e quando estamos sendo absorvidas pela sociedade, né não?
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  2. Oi querida, também, como a Pepa, não criei coragem para deixá-los branco. Mas olha, cada vez que tenho que ir ao salão pintá-los, eu quero morrer. Se a cabeleireira dependesse de mim para ficar rica, tava lascada. Acho uma perda de tempo terrível toda essa frufruzada de salão, cabeleireira, escova, etc. Sou rebelde só na minha cabeça, por fora sou uma covardona.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida Maristela!
      Mas não precisa mesmo deixá-los brancos agora, vc é jovem, ainda está no tempo, como eu disse à Pepa, de se "enfatiotar" (termo usado pela minha mãe que significava enfeitar-se). A não ser que vc curtisse de montão cabelos grisalhos! rsssssssssssssssss
      Mas o que falei tem a ver com outra questão: tem a ver com a postura imposta de que não podemos (como os homens) ficar charmosas grisalhas (a menos que sejamos, de fato, mulheres lindíssimas).
      Às belas, tudo, às feias e remediadas, o limbo! Não pode né não? Não vamos generalizar nem entrar no esquema que nos exige uma aparência em detrimento da nossa real personalidade! Concorda?
      Bem, a escolha é pessoal e intransferível, mas não pude furtar-me a tocar no assunto pq percebi a questão do julgamento da aparência física. E isso (talvez pq não faça parte do grupo das "privilegiadas", sei lá! rsssss) me incomoda bastante!
      Bjsssssssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  3. Oi Cléa!
    Menina, eu vi lá o bate-papo sobre a modelo que deixou os cabelos grisalhos prevalecerem. Eu ainda sou escrava deste ritual sofrido.rss
    minhas filhas começaram cedo a pintar os cabelos por pura vaidade e sempre as alertei desta tirania da estética e que elas iam sentir mesmo quando chegasse á minha idade. Ainda não me acho pronta para esta metamorfose, mas vai chegar o momento dela certamente. É muito cansativo tudo isso.rsss
    Ótimos textos!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Valéria, antes de mais nada, desculpe-me a demora em responder!
      Bem, Valéria, não estou fazendo discurso a favor dos grisalhos não! Cada uma de nós tem todo o direito de usar os cabelos, a roupa, e qq coisa como lhe agrada! E sou defensora dessas diferenças! Só não sou defensora dos julgamentos que se faz às pessoas, determinando quem pode ou não pode usar alguma coisa ou estilo de vida.
      O que julgo injusto é determinar que só as bonitas, as poderosas, as que possuem belos e tratados cabelos, PODEM ter os cabelos brancos expostos! Não consigo entender isto, não consigo mesmo!! Enfim, dificuldade minha, pessoal, ne não?
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  4. Oi querida
    Acho que vai do gosto de cada uma. A cor do cabelo não muda o carater da pessoa e cabelo branco não significa relaxo, desleixo, tampouco velhice.
    Conheço gente nova que é grisalha (meu marido já era grisalho aos 30 anos), e muita gente da melhor idade de cabeça branquinha.
    Acho bacana quem assume.
    Os meus branquinhos estão chegando, tô beirando os 40...
    Por enquanto eu pinto ou arranco quando surgem.
    São poucos fios, então, enquanto eles não decidem se chegam todos duma vez, fico sem, rsrs.
    Já vi foto sua, e combinam muito com vc.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, estava com saudades!
      Aí é que está: tb penso que vai do gosto de cada uma! Defendo isso com unhas e dentes!
      Só que, tenho observado, que algumas pessoas estão considerando que só quem pode assumir a brancura ou grisalhice dos cabelos é quem é muito bonito e tem cabelos muito bem tratados (ou seja, tem que ter grana).
      Daí que fiquei encafifada: e quem não está dentro deste perfil??? Então, fiz este post!
      Mas não arranque os fios brancos que surgirem não: dizem que dobra o número! rsssssssssssss E vc está jovem, querida, pinte-os mesmo e pinte-os enquanto julgar que está bom e enquanto lhe fizer feliz, que isto é o que importa!!!
      Bjsssssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  5. Oi Cléa :)
    Quando chegar a minha vez de ter cabelos grisalhos,
    eu acho que irei tingi-los.Pelo menos hoje,eu penso assim.
    (Além do gasto,deve ser uma trabalheira danada,esse negócio de viver colorindo os fios,porém fica muito bonito!)
    Mas quando vejo uma mulher,com seus cabelos brancos assumidos,fico impressionada positivamente.É provável que elas tenham uma auto estima muito boa e definitivamente não se importam para comentários que enfrentam.
    Adorei a postagem e o tema abordado.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clauzinha querida! Saudade!!!
      Sem dúvidas que um cabelo bem pintado é lindíssimo! E tem cada cor, que vamos combinar: é de maluquecer, né não? E pinte mesmo, experimente essa coisa divertida (porque é, embora seja trabalhosa) de aguardar o "de que jeito vai ficar?"
      É o que tento defender neste post: usamos o que nos faz sentir bem, felizes e seguras! E não temos o direito de determinar quem pode ou não usar isto ou aquilo: é escolha individual! Para mim, não pode ser uma escolha dirigida pelos meios de comunicação ou pela opinião de quem está à volta, é uma escolha interna e própria! Né não?
      Bjsssssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  6. Cléa esse assunto é meio que complexo, acho lindo cabelos grisalhos e até deixaria os meus ficarem brancos ao natural não fosse a maneira como eles embranquecem. Acho lindo aqueles cabelos brancos ou grisalhos que se misturam ao castanho, espalhadinhos, dão um certo charme. Mas o problema é quando se tem brancos localizados, aquelas faixas horriveis que vem das temporas e fazem a volta toda do rosto até o outro lado, porisso que ainda tinjo os meus. Mas os cabelos grisalhos estão em moda.Prova disso é a mais nova tendência que tem feito a cabeça das mulheres no mundo todo. Ao contrário do que as pessoas pensavam antigamente, hoje cabelos brancos não simbolizam descuido ou velhice. Essa é a minha opinião, pois além de charmosos os cabelos brancos são os favoritos de mulheres seguras de si e que muitas vezes não se adaptam as tinturas e tratamentos em geral. O que importa na verdade é nos sentirmos bem com nós mesmas, e o que acham ou deixam de achar é o que menos importa, pois fatalmente todos nós vamos um dia ter cabelos brancos. A idade é implacável, vai de vc ou não se sentir bem com sua aparência. Excelente seu post amiga. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Josy,
      Claro que esse assunto é complexo! E não estou aqui defendendo os cabelos brancos, nem levantando uma bandeira de que todas as mulheres têm que assumi-los, de jeito nenhum!
      O que estou defendendo aqui é o direito de qualquer mulher - seja ela bonita, feia, magra, gorda, jovem, velha, madura, com rugas, sem rugas, com dinheiro (para tratar os cabelos, que sai caro) ou sem dinnheiro - de assumi-los!
      O que venho escutando são comentários do tipo "ah, mas tb ela pode: bonita daquele jeito, com aquele corte e os cabelos tão bem cuidados!" e isso é o que tem me deixado confusa! Quer dizer que as pobres mortais (como eu) não podem assumir seus fios branquinhos??? rsssssssss
      O que importa, para mim, é que estejamos bem, felizes, seguras, com cabelos tingidos ou não!!! E que cada um respeite o seu próximo por ser como escolheu ser!
      Bjsssssssssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  7. Olá Cléa,

    Há pessoas que assumem naturalmente os cabelos brancos. Acho lindo!
    Sinal que se gostam do jeito que são. Ninguém precisa ter um rosto lindo
    para assumir os cabelos brancos, pois estes nada tem a ver com a beleza em si. Outras, como eu, não se sentiriam bem com os cabelos brancos denunciando a mudança de estação. Vaidade ou não, o que importa é o que não fere a auto- estima da pessoa.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera, isto mesmo!
      Você entendeu exatamente o que quis com esta minha postagem!
      O que de fato importa é que cada um esteja bem no seu jeito de estar na vida! E isto tem que ser respeitado!
      O julgamento é que me deixa denorteada! Não entendo o motivo, a razão, o propósito de se julgar quem é merecedor de usar o quê! para mim é viva e deixe viver! Alguns detalhes podem até não me agradar, mas se agrada a quem está fazendo uso deles, o que me importa? Viva a diferença!
      Bjssssssssssss, quérida!

      Excluir
  8. E história antiga,Cléa, mas sempre repetida através dos séculos:a ditadura da padronização do que "alguém" estipulou como modelo de beleza.Tem, é claro, a questão do conforto pessoal ante a imagem que o espelho devolve.Eu ainda não tive a coragem necessária pra deixar a tirania da tintura, mas já penso nisso mais vezes do que antes.
    Aprecio as assumidas, como vc.A beleza dos detalhes se encontra no conjunto.
    Um dia vou ficar "linda , magra, com os cabelos naturais e poderosa", feito a Lagardére,kkkkk
    Bjkas, mon coeur,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga, vc já é linda!
      Um dia vc vai ser mais linda ainda, mas não pq deixou de pintar os cabelos (aliás não o faça enquanto não o quer de fato!) e emagreceu, mas pq vai subir mais degrauzinhos nessa escada da evolução humana (que vc já escalou bastante!).
      Esses são detalhes físicos e, como vc mesma disse, fazem parte da ditadura da padronização que, tenho certeza, vc não segue. Vc pinta os seus cabelinhos porque gosta, não porque lhe "obrigam", não é da sua natureza. E gostar de pintar o cabelo é tão importante como deixar de pintá-los! É a isso que me refiro.
      O que não devemos, penso eu, é julgar quem pode ou não fazer isto ou aquilo!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  9. Querida amiga como vc ta? Tudo bem? Espero qe sim. Amiga o grão de bico é uma delicia, temperadinho com cebola, alho, orégano, sal e azeite hummmm me dá água na boca rsrs. Não é dificil de fazer amiga, é a mesma coisa que cozinhar feijão, coloca de molho de um dia pra outro (pois é mais duro que o feijão) No dia seguinte cozinha como feijão, na pressão, descarta a água e tempera. É muito bom, em sopas, saladas e cozidos. Faz depois me conta. Bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha amiga querida!
      Ainda bem que tenho o seu suporte técnico, né não? Vou até fazer grão de bico! rssssssssssssssss
      O que seria de mim sem ti?!
      Bjsssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  10. Oi, sabe que nunca pensei nesse assunto de cabelos brancos? Pelo menos não com toda esta intensidade aqui discutida. Meus cabelos brancos foram chegando tão devagarinho, modificando o visual lentamente que não sei te dizer quando comecei a pintar os cabelos e nem sei porque comecei rsrs. Eu só sei que raramente vou ao cabelereiro, mas quando vou é porque sinto vontade simplesmente de dar uma repaginada na aparência e não para esconder a idade, pois ela forçosamente se mostra nas marcas que o tempo deixa. Cabelos brancos ou não, isso importa pouco, o que vai fazer diferença realmente é a serenidade vinda de dentro pra fora de sabermos que o tempo passa e devemos viver cada etapa com alegria e plenitude. Se quiser pintar os cabelos pinte-os, se não quiser, deixe o grisalho aparecer com toda a liberdade que a vivência dos anos nos conferiu. Minha mãe tinha um dito que era assim "Depois de certa idade ficamos além do bem e do mal". resumindo - o mais importante é escolhermos o que queremos para nós, o que nos faz sentir bem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lourdes querida!
    Bravo, bravo, bravíssimo!
    E sinta-se abençoada por não se ligar nessas questões tão básicas da nossa humanidade! rssssssssssss
    O seu comentário é um primor e resume tudo o que julgo que cada um de nós deveria ser ou estar buscando ser: serenos, de dentro pra fora! Sem mais questões sobre aparência. Nem a nossa nem a dos outros!
    E é isto mesmo: "o mis importante é escolhermos o que queremos para nós, o que nos faz sentir bem", se ainda não nos faz bem, não façamos, né não?
    Bjsssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  12. Minha querida Cléa,

    Você já deve ter visto em minhas fotos os meus cabelos totalmente brancos...gosto deles assim e não me incomodo nem um pouco com o que outras pessoas pensam...aliás,sempre fui assim em relação ao meu cabelo,que era cacheado mas depois que branqueou,ficou quase liso.Também eu corto tão curtinho,que os cachinhos ue eu amava,resolveram dar um sumiço.Já os tive grandes,armados e bagunçados,na época da Gal,da Bethânia e todos implicavam.Falaram tanto que passei do 8 ao 88,cortei no barbeiro com máquina 2 e foi um escândalo na época...mas não os cortei porque falavam,mas sim para "escandalizar"meeeeesmo...era uma rebelde e como não ficava bem a uma mãe de família se juntar aos hippies e sair pelo mundo,usava o corte de cabelo e as roupas louquíssimas para protestar.Depois você dá uma olhada nas últimas memórias e verá a família quase "real",da qual passei a fazer parte com o casamento.E assim,hoje,já na fase mais que matronal,idosa mesmo,resolvi assumir a prata dos meus cabelos.E adoro a minha aparência assim.

    Ainda não vi uma foto sua.No facebook tem?

    Bjssssss carinhosos,
    Leninha

    http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga!
      Viu por que a amo? rssssssssssss Somos muuuito parecidas nessa coisa de querer "desarvorar" com a aparência! É, escandalizar com o que podemos (podíamos? rsssss), que está ao nosso alcance!
      Tb passei por todas essas fases aí que vc descreve, mas guerreando, ouvindo muita azucrinação! Sou a segunda filha de três irmãs. A mais velha deve ter uns dois ou três fios brancos, a mais nova tem quase que como eu. Portanto ao assumir os meus grisalhos (ainda não estão brancos por inteiro) passei a "ser" a mais velha! rssssssssssssssss
      Na semana passada, o trocador do ônibus não cobrou a minha passagem, apenas a da irmâ mais velha (que ainda não tem cabelos brancos, mas creio que se tivesse estaria pintando, não sei!), embora eu esteja com 58 anos! Adorei a confusão e dei boas risadas com a minha ela!
      Tem foto minha aqui no blog, duas aliás! Na postagem de 11/02/2012 - Amor da minha vida, Amor da vida toda - e na postagem de 14/02/2012 - Para que não se perca, este e outros!
      Bjssssssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  13. Oi Cléa!

    Você me parece muito autêntica e bem-resolvida, tanto pela decisão de manter seus grisalhos visíveis, quanto pela postagem ousada questionando a insegurança feminina nesse aspecto (cabelos grisalhos).

    Não cheguei ainda, por herança genética, a fase dos cabelos brancos, mas há tempos pinto os meus. Ou melhor, pintava, já que estou começando a sossegar com eles... Na verdade, gosto da mudança, de renovar o visual. Contudo, as tendências não me preocupam, não me fazem correr pro salão pra atualizar a cabeleira! Corto e pinto os cabelos do jeito que quero, do jeito que gosto. Penso que em relação aos grisalhos é o mesmo: temos que nos enxergar no espelho e gostar do que vemos. Não apenas fisicamente. Na verdade, o físico é apenas um reflexo de como vai nosso emocional, nosso psicológico...

    Acima de tudo, concordo com você quanto ao estilo: esse sim é que faz a verdadeira beleza! Não importam os padrões atuais de beleza - que induzem a um exército de mulheres vestindo a mesma coisa, usando a mesma cor nos cabelos... - o que vale é a atitude e a coerência numa mulher. Parabéns por seus grisalhos, não tenho dúvidas de que és muito bela assim! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzy!
      Ainda não sei se sou autêntica e bem-resolvida, talvez esteja mais para teimosa e intrometida! rssssssssssssssss
      A verdade é que não gosto de me sentir dirigida ou obrigada a nada (já basta, para mim, as regras e ordens que tenho, e tive, que obedecer por este pouco mais de meio século vivido.)! Tudo bem que uma sociedade eficaz se faz com regras, com hierarquia e até com obediência. Concordo em gênero, número e grau. Só que, naquilo que posso dirigir e decidir, eu faço! Ou nada faço, mas por mim mesma!
      Portanto, querida Suzy, penso que sou teimosa. É, tenho dificuldades em padronizar-me e quando vejo o montão de pessoas seguindo o cordão (se ainda fosse o Cordão do Bola Preta aqui no Rio, no carnaval, né?), fico muito incomodada. Nem devia, né? Afinal se quero ser respeitada em minhas atitudes, devo respeitar as alheias, mas me incomoda bastante a cegueira, principalmente a cegueira pela vaidade (que aliás, para mmim, é o que mais nos faz errar: a vaidade!).
      Quanto a ser bela, sei que sou, e não é por vaidade nem por arrogância que concordo com a sua afirmativa, sei que sou bela porque meus netos assim o dizem e criança, sabe como é, não mente jamais! rssssssssssss Quer dizer, às vezes! rsssssssssssss
      Mas, brincadeiras e questões à parte, muito obrigada pela visita e pelo comentário gentil e coerente!
      Bjssssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  14. OI CLÉA!
    TU ÉS O MÁXIMO!
    DESPOJADA,TE EXPÕES COM UMA DELICADEZA QUE SÓ TU A TENS E AGORA ASSUMISTE TEUS CACHOS CRESPOS E GRISALHOS COM A MESMA ALEGRIA DE QUEM COLOCA UM "MEGA HAIR",TE ADMIRO MUITO.
    EU, AMIGA, ACHO QUE É DE CADA UMA ESTA ESCOLHA, EU NÃO FICARIA FELIZ SE NÃO PINTASSE OS MEUS,MAS, QUEM SABE DAQUI A POUCO...
    PERGUNTAS SE PODES ME CHAMAR DE ZI?
    VOU ADORAR!
    ABRÇS AMIGA

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Zi!
      Ah, quer me encabular? Apesar de cascudinha ainda encabulo, menina! rsssssssssssssss
      É o que falo no texto, Zi: quem não quer, não quer, pronto! Também acho lindo os cabelos pintados, até porque tem cada cor magnífica, não é mais como quando eu era crianção que só tinha preto ou louro (louro tinha? rssssssss): são castanhos variadíssimos, acobreados, louríssimos, ah, é muita tentação! Na verdade é muita distrção! rsssssssssssssss
      Ainda bem que adorou o Zi! Eu também! rssssssssss
      Bjsssssssssssssss, quérida!

      Excluir
  15. Oie amore! Que prazer!

    Pois é... o tempo passa, mas, o espírito nunca envelhece. Ao contrário do nosso corpo, ele está sempre se atualizando aperfeiçoando para que esteja cada vez mais próximo da luz aura.

    Não posso dizer que não tenho medo da velhice, afinal nascemos jovens né?
    Como saber onviver com ela... o tempo dirá ... porque a vida tá sempre fazendo questão de ensinar!

    mil beijos, estou seguindooooooooooooooooo ... beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Kat!
      Só descobrimos mesmo como reagimos com determinada situação, vivendo-a, ou seja, quando eu era mais jovem julgava que uma mulher de 58 anos (como estou hoje) estava veeeelha demais! rssssssssssssss Hoje descubro que não é bem assim: é só meeeio velha!
      E é isso mesmo, estamos em constante aprendizado, principalmente quando temos olhos de ver!
      Bjssssssssssssssss, quérida e obrigada pela presença!

      Excluir
  16. Clea!

    Bem, amiga, te vi lá na Suzy e cá estou pra te conhecer. Já descobri que vc assumiu (lindamente) seus cabelos brancos. Já é um bom começo, não é mesmo? rs.

    Falando um pouco de mim e de meus cabelos brancos (que já devem ter tomado a minha cabeça toda, eu realmente não sei...rs), prefiro continuar fingindo que eles não existem. Acho lindo uma mulher com cabelos brancos bem distribuídos, mas vai que os meus não são assim? Vai que eu tenha uma mecha branca horrorosa na testa como meu irmão?... Prefiro não arriscar, tinta neles!!! rsrs.

    Brincadeiras a parte, é o espelho que vai nos dizer se estamos bem ou não, se gostamos do que vemos. Mulheres bem resolvidas já descobriram que modismo, opiniões alheias é de pouco valor!

    Parabéns pelo blog, textos interessantíssimos!

    Bjo grande.
    SG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sueli querida!
      Bom encontrá-la aqui! Melhor ainda foi vasculhar sobre você e descobrir a artista incrível que é! Talentosíssima! Parabéns!
      Isto aí, nós é que determinamos o que gostamos ao nos olhar no espelho! E ponto, né não? Se está branco ou colorido é gosto pessoal e intransferível! Como você bem o disse "modismo, opiniões alheias é de pouco valor!" e talvez até de nenhum valor!
      Adorei a sua chegada! Bem vinda!
      Bjssssssssssssss, quérida!

      Excluir

Muito obrigada por participar do meu blog com o seu comentário.
Bjssssssssssssssssssssssss